Reunião ampliada da Câmara de Extensão da Abruem.


    Durante a programação do Festival Internacional de Folclore e Artes Tradicionais (Fifat) no dia 26 de agosto, no auditório da Pousada dos Pirineus, na cidade de Pirenópolis, GO, foi realizada a Reunião Ampliada da Câmara de Extensão da Abruem.

    O reitor da Universidade Estadual de Goiás (UEG) e também presidente da Câmara, professor Haroldo Reimer, recebeu pró-reitores de extensão e representantes das instituições filiadas à Abruem para abrir diálogo junto à Secretaria de Cidadania e Diversidade do Ministério da Cultura (MinC).

    Estiveram presentes a Secretária de Cidadania e Diversidade do MinC, Márcia Helena Rollemberg, apresentando o programa Cultura Viva e  um histórico do Plano Nacional de Cultura, e Karina Gama, Coordenadora Geral de Cultura e Comunicação da Secretaria de Políticas Culturais do MinC, que explanou sobre o Programa mais Cultura nas Universidades. Este Programa incentiva a produção e a circulação da cultura brasileira nas universidades, mas apenas no âmbito federal. Durante o evento, foram discutidas formas de ampliação do programa para as instituições estaduais e municipais.

    Os representantes das instituições filiadas à Abruem relataram as suas dificuldades e colocaram em pauta, o protagonismo que as instituições federais recebem nos programas do MinC.

    O pró-Reitor de Extensão da UEG, professor Marcos Torres sugeriu que os membros da Abruem se mobilizem para elaborar uma carta visando a criação de uma Rede de Universidades Estaduais e Municipais. O reitor Haroldo Reimer falou de uma parceria direta MinC/Abruem, criando um novo nicho para a atuação institucional.