I Colóquio Internacional de Literatura e Gênero da UESPI acontece de 24 a 26 de setembro.

    Por: Aldenice Sousa

    "Relações entre Gênero, Alteridade e Poder". Este é o tema do II Colóquio Internacional de Literatura e Gênero que acontece na Universidade Estadual do Piauí- UESPI, de 24 e 26 de setembro, no Campus Poeta Torquato Neto. A conferência de abertura ministrada pela Profa. Dra. Ana Pizarro, da Universidade de Santiago do Chile, será realizada no Auditório do Centro de Ciências da Saúde- CCS,  a partir das 18:00.  

    O evento propõe a discussão acerca da representação feminina na literatura, e contempla estudos nas áreas de Literatura, História, Cultura e Gênero. Foram convidados pesquisadores renomados no Brasil, como a Profa. Dra. Tânia Regina Ramos (UFSC), e a Profa. Dra. Luzilá Gonçalves Ferreira (UFPE). Outro nome já confirmado é o escritor africano Cremildo Bahule, de Moçambique.

    A Programação inclui conferências, mesas redondas, sessões de comunicação livre, lançamentos de livros, exposição de artes, e apresentações culturais. Foram inscritos mais de 500 participantes e 232 trabalhos, que serão distribuídos entre simpósios e pôsteres. “Esperamos que esse evento contribua para o fortalecer e fomentar a linha de pesquisa em Gênero e Literatura, que é desenvolvida no Mestrado em Letras da UESPI, bem como em diversas universidades do Brasil e exterior”, pontua a Profa. Dra. Algemira de Macêdo Mendes, coordenadora geral do evento.

    As escritoras nordestinas como Rachel de Queiroz e Luzilá Ferreira estão entre as que serão homenageadas no Colóquio. As piauienses serão representadas por Amélia Beviláqua, Luiza Amélia de Queiroz e Alvina Gameiro. O evento é organizado pelo Núcleo de Estudos Literários e Gêneros(NELG),  Núcleo de Estudos de Literatura Piauiense(NELIPI), e Núcleo de Estudos e Pesquisas Afro(NEPA) do Mestrado Acadêmico em Letras da UESPI.