Universidades do Canadá demonstram interesse em parceria

    Fonte: Ize Sena, UEPA
     

    Entre as áreas prioritárias estão Engenharia, Tecnologia, Saúde e Artes. Pesquisa constatou que o Canadá é o destino mais procurado por brasileiros que estudam no exterior.

     

    As Universidades de Otawa e de Guelph são algumas das instituições de ensino canadenses interessadas em firmar parceria com a Universidade do Estado do Pará (Uepa). A notícia foi dada na manhã da última quinta-feira (5), durante a visita que a representante do Canadá na região Norte e Nordeste do Brasil, Lívia Bezerra e Silva, fez ao reitor da Uepa, Juarez Quaresma, no prédio da Reitoria.

     

    O interesse das instituições canadenses vem ao encontro da Missão Internacional promovida pela Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), a qual a Uepa faz parte, que levará ao Canadá os dirigentes das instituições de ensino vinculadas no período de 15 a 26 de junho deste ano. Na ocasião, serão feitas visitas às universidades localizadas nas cidades de Montreal, Ottawa, Toronto, Hamilton, Guelph, Vancouver, Whistler e Calgary.

     

    Segundo Lívia Bezerra, que também é funcionária da Embaixada do Canadá no Brasil e já ministrou na Uepa uma palestra para apresentar o país como destino educacional, o Brasil está entre os três países de interesse do Canadá. Entre as áreas prioritárias estão Engenharia, Tecnologia, Saúde e Artes. Ao mesmo passo, uma pesquisa feita pela Associação Brasileira de Organizadores de Viagens Educacionais e Culturais (Belta), em 2014, constatou que o Canadá é o destino mais procurado por brasileiros que estudam no exterior. A projeção para o ano passado foi de até 232.447 estudantes investindo em programas oficiais de intercâmbio.

     

    “Estamos otimistas em relação à ida de um representante da Uepa, em junho. Acredito que vai ser muito positiva. São muito importantes os acordos porque viabilizam ações entre as instituições de ensino ao fomentar pesquisas e isso facilita tanto para professores quanto para alunos”, destaca Lívia Bezerra.

     

     

    Na Uepa, a parceria com o Canadá teve início em 2012 com o Convênio Geral de Cooperação com a Universidade de Quebec. O protocolo está aberto aos professores universitários de todas as disciplinas que se interessam em desenvolver projetos de cooperação. A colaboração poderá adotar, entre outras, a realização conjunta de projetos de pesquisa; intercâmbio de professores e de especialistas; estágio para estudantes; e publicações conjuntas.