Indicação ABRUEM para o Mérito Científico.

    A ABRUEM constituiu uma comissão de reitores para analisar os currículos dos professores que foram indicados pelas IES filiadas a concorrer ao Mérito Científico 2015, como representante da ABRUEM, na categoria Mestre e Doutor.

    Informamos que a ABRUEM indicou como seu representante, o Prof. Dr. Mário Roberto Maróstica Júnior, pesquisador do Departamento de Alimentos e Nutrição da Faculdade de Engenharia de Alimentos da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, para concorrer ao Prêmio.

    O Professor Mário tem atuado em pesquisas relevantes em Segurança Nutricional, avaliando o efeito de compostos Bioativos na prevenção de doenças degenerativas nao transmissíveis, incluindo compostos fenólicos, lipídios e prebióticos, bem como avaliando o impacto de nutrientes no stress oxidativo celular.

    Nos anos 2006 a 2008, trabalhou na Centroflora, Anidro do Brasil como especialista pesquisador.
    Recebeu o premio CAPES de Melhor Tese de Doutoramento de 2007 em Ciência dos Alimentos e 3º lugar no Prêmio Pemberton, 2013. É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq – nível 2, distinção esta que busca premiar o talento acadêmico. 

    Cientista de destaque em sua capacidade intelectual, dinamismo e capacidade de motivar outros pesquisadores, tem como característica trabalhar em parcerias, em busca de investigações desafiadoras e significativas na área de Ciência de Alimentos.

    Publicou 49 artigos em periódicos científicos de impacto; 2 livros; 6 capítulos de livros; 7 trabalhos completos e 41 resumos em anais de congressos (nacionais e internacionais); tem participação em comitês de avaliação
    para os periódicos nacionais e internacionais de pesquisa; entrevistas; mesas redondas; programas e outros tipos de produção técnica.

     

    Nas orientações e supervisões concluídas tem 12 dissertações de mestrado; 4 teses de doutorado; 6 supervisões de pós-doutorado e 2 iniciações científicas. Orienta atualmente 8 teses de Doutorado, 1 de Mestrado e 6 Pós-doutorados.