Audiência com Ministro da Educação.

    Na tarde de terça-feira, 4 de agosto, às 17h, os reitores da ABRUEM estiveram reunidos com o Ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, na sala de reuniões do gabinete do Ministro, 9º andar.

    A ABRUEM foi recebida pelo Secretário da Educação Superior, Jesualdo Pereira Farias, pelo Ministro Renato Janine Ribeiro e pelo Secretário Executivo do MEC, Luiz Claúdio Costa. Também estava presente, o Deputado Federal Alex Canziani.

    O Ministro iniciou a reunião com cumprimentos e passou a palavra ao Deputado Alex Canziani, que destacou o momento como importante e histórico, sendo a 1ª audiência da ABRUEM com o Ministro da Educação no Governo da Presidente Dilma.

    Em seguida, foi dada a palavra à Presidente da ABRUEM, Reitora Adélia Maria Carvalho de Melo Pinheiro, que destacou a expectativa da aproximação entre o MEC e a ABRUEM, além de discorrer sobre os propósitos e objetivos da ABRUEM para colaborar com o desenvolvimento do País e cumprimento das metas do PNE.

    A Presidente da ABRUEM também deixou registrado a exclusão das Universidades Estaduais e Municipais de políticas públicas nacionais (exemplo: Programa Incluir, PNAES, REUNI, Mais Cultura nas Universidades, EMBRAPII) e a inconformidade com os cortes ocorridos na educação com impacto sobre programas e políticas nacionais (PARFOR, UAB, PIBID, PROAP, Pró-Equipamento), com destaque ao Pró-Equipamento que atinge somente as IES Estaduais e Municipais. E por fim solicitou a retomada dos trabalhos da comissão constituída com representantes do MEC e da ABRUEM para discutir ações conjuntas.

    O Ministro Renato Janine Ribeiro declarou conhecer a importância das IES Estaduais e Municipais para a educação superior do País e descreveu o cenário de crise econômica e a necessidade de tirar lições do período. Também comprometeu-se a retomar os trabalhos da comissão MEC/ABRUEM através da SESU. Ao final da reunião foi entregue um Ofício ao Ministro com as solicitações da ABRUEM.

    Clique aqui para conferir as fotos.