Retrospectiva 57º Fórum Nacional de Reitores da ABRUEM

    O 57º Fórum de Reitores da ABRUEM aconteceu entre os dias 07 a 10 de outubro de 2015, em São Paulo- SP. O evento foi uma promoção desta associação, com a organização da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP. O tema deste fórum foi “Internacionalização e Governança Universitária”.

    A cerimônia de abertura do 57º Fórum aconteceu às 20h, no auditório do Novotel Jaraguá, em São Paulo-SP e teve a participação do grupo PIAP - Grupo de Percussão do Instituto de Artes da UNESP. Após a cerimônia, foi oferecido um coquetel para os participantes. A mesa foi composta pelo Vice-presidente da ABRUEM, Reitor da UNICENTRO, Prof. Aldo Nelson Bona; o Presidente do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB), Reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Prof. Benedito Guimarães Aguiar Neto; a Presidente da ABRUEM, Reitora da UESC, Profª. Adélia Maria Carvalho de Melo Pinheiro; o Reitor da UNESP, Profº Júlio Cezar Durigan e o Cônsul Geral da Bélgica, Sr. Charles Delogne.

    Durante a cerimônia de abertura, o Reitor da UNESP, Profº Julio Cezar Durigan, recebeu a placa de agradecimento pela organização do 57º Fórum  Nacional de Reitores da ABRUEM. Ele também recebeu o diploma e a medalha de homenagem representando o Profº Herman Jacobus Cornelis Voorwald, Associado Honorário da ABRUEM e reitor da UNESP entre 2009 e 2010.

     A primeira palestra do 57º Fórum Nacional de Reitores da ABRUEM, na manhã do dia 08 de outubro, teve como tema: Internacionalização em casa e Internacionalização no currículo: ferramentas de melhoria de ensino. O palestrante foi o Profº António Marques, Vice-Reitor da Universidade do Porto, no período de 2006 a 2014.

    A programação do dia seguiu com a apresentação da Câmara Técnica de Extensão, com o tema: Experiências de creditação na extensão. A mediadora foi a Profª Ita de Fátima Dias Silva, Reitora da UNIFIMES e como Presidente da Câmara o Reitor da UEG, Profº Haroldo Reimer. Os professores integrantes da Câmara são Marcos Antônio Cunha Torres, UEG, Marilisa do Rocio Oliveira, UEPG, Alessandro Fernandes de Santana, UESC, José Pereira da Silva, UEPB, Mario Celso Peloggia, UNITAU, Mayco Morais Nunes, UDESC, Remi Schorn, UNIOESTE e Mariângela Spotti Lopes Fujita, UNESP.

    A Câmara Técnica de Pós-Graduação se apresentou durante a tarde, com o tema: O impacto do financiamento da pós-graduação no desenvolvimento econômico, tecnológico e científico do país. A mediadora foi a Reitora da UEL, Profª Berenice Quinzani Jordão e a professora Célia Regina Granhen Tavares, UEM apresentou o tema da câmara. São integrantes da câmara de pós-graduação, os professores: Mauro Luciano Baesso, Presidente e Reitor da UEM, Amauri Alcindo Alfieri, UEL, Atson Carlos de Souza Fernandes, UNEB, Célia Regina Granhen Tavares, UEM, Antônia Margareth Moita Sá, UEPA, Eduardo Kokubun, UNESP, Élida Paulina Ferreira, UESC, Rachel Meneguello, UNICAMP e Rodrigo Bruno Zanin, UNEMAT. Nesta tarde também aconteceu a assinatura do Convênio entre ABRUEM e INTERCOM.

    Apresentação da Câmara Técnica da Graduação com o tema: Elementos para formulação de políticas de permanência nos cursos de graduação: proposições. A mediadora da apresentação foi a Professora Arisa Araújo da Luz, Reitora  da UERGS e a professora , Liliam Faria Porto Borges, UNIOESTE fez a apresentação do tema. Professores integrantes desta câmara: Paulo Sérgio Wolff, Presidente da Câmara e Reitor da UNIOESTE, Andréa de Araújo, UEMA, Káthia Marise Borges Sales, UNEB, Laurence Duarte Colvara, UNESP, Liliam Faria Porto Borges, UNIOESTE, Luciano Hack, UDESC, Nara Lúcia Perondi Fortes, UNITAU e Vera Lúcia da Rocha Maquêa, UNEMAT.

    A Reunião do Conselho Pleno da ABRUEM aconteceu às 17h20 do dia 08 de outubro. A Reunião contou com a presença do Sr. Claudio Anjos, Diretor de Educação e Sociedade do British Council, que falou sobre a viagem da Comitiva da ABRUEM para os países do Reino Unido, em 2016.


    DIA 09/10

    O dia iniciou com uma palestra do Profº Joaquim Carvalho, Vice-Reitor da Universidade de Coimbra, sobre o tema: Internacionalização e governança universitária. O mediador desta palestra foi o Vice-Presidente da ABRUEM e Reitor da UNICENTRO, Profº Aldo Nelson Bona.

    Apresentação da Câmara Técnica de Saúde, cujo tema foi “Contratos Organizativos de Ação Pública Ensino-Saúde (COAPES): nova forma de integrar instituições de ensino e serviços de saúde e comunidade e novos desafios. O palestrante foi Fábio Cesar Braga Abreu e Lima – Professor colaborador da Diretoria de Desenvolvimento da Educação em Saúde - SESu/MEC. A Profª Adélia Maria Carvalho de Melo Pinheiro atuou como mediadora. Também participou da mesa, o Reitor da UPE, Prof. Pedro Henrique de Barros Falcão, Presidente da Câmara.

    A ABRUEM homenageou os professores portugueses António Marques e Joaquim Carvalho, com a medalha da ABRUEM, em agradecimento à participação no 57º Fórum Nacional de Reitores da ABRUEM.

     A tarde, a Câmara Técnica de EAD/UAB fez sua apresentação sobre o tema: Práticas de EaD: interfaces entre ensino, pesquisa e extensão. O mediador foi o Reitor da UECE, Profº José Jackson Coelho Sampaio Paulo, com a apresentação feita pelo Presidente da Câmara, Profº Antonio Heronaldo de Sousa, Reitor da UDESC. Os professores integrantes desta Câmara são: Ana Beatriz Garcia, UENF, Carmen Maria Apriani Pandini, UDESC, Eliane Rauski, UEPG, Ilka Márcia Ribeiro de Souza Serra, UEMA, Maria Aparecida Crissi Knüppel, UNICENTRO, Renato Medeiros de Moraes, UPE, Rosana Ferreira da Paz, UEZO e Valter Gomes Campos, UEG.

    Durante a tarde houve o lançamento do livro “Boas Práticas em EaD”. O Livro contou com a participação de 26 Instituições filiadas à ABRUEM. Apresenta 51 artigos, sendo 14 sobre Práticas de Institucionalização, 19 de Práticas Pedagógicas e 18 de Práticas Tecnológicas e de Gestão.  

    Apresentação da Câmara Técnica de Internacionalização e Mobilidade. O tema foi: Internacionalização Abrangente: instrumento de modernização da universidade. O mediador foi o Reitor da UESB, Profº Paulo Roberto Pìnto Santos e o Presidente da Câmara é o Reitor da UNESP, anfitrião do evento, Profº Julio Cezar Durigan. A Câmara de Internacionalização e Mobilidade é composta pelos professores Eliane Segati Rios Registro, UENP, Gilson Scharnik, UEG, José Celso Freire Júnior, UNESP, José Guido Correa de Araujo, UPE, Leonardo Costa, UEZO, Manuel Simões Filho, UEL e Marinês Santana Justo Smith, Uni-FACEF. O tema desta câmara foi apresentado pelo Professor José Celso Freire Júnior, UNESP e contou com a participação do Professor Leandro Tessler – UNICAMP.

    Clique aqui para conferir as fotos e palestras.