Brasil - Reino Unido. Cooperação acadêmica. Missão da ABRUEM (6 a 17 de junho de 2016)

    Do Ministério das Relações Exteriores em 30/06/2016

    Magnífica Reitora
    Adélia Maria Carvalho
    de Melo Pinheiro
    Presidente da ABRUEM

    Transmito, a seguir, teor de comunicação recebida da Embaixada do Brasil em Londres:

    "Delegação de nove representantes de cinco instituições de ensino superior membros da ABRUEM - Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais, liderada pela Presidente daquela associação, professora Adélia Maria Carvalho de Melo Pinheiro, realizou visita técnica ao Reino Unido entre os dias 5 a 18 do corrente. Na ocasião, o grupo visitou campi de 14 universidades britânicas, distribuídas entre Inglaterra, Escócia, Irlanda do Norte e País de Gales.

    A visita ao Reino Unido, coordenada pelo escritório do 
    British Council em São Paulo, incluiu algumas das universidades que mais receberam bolsistas do Programa CsF no Reino Unido e tinha o objetivo de explorar oportunidades de colaboração e de possíveis parcerias acadêmicas. A missão beneficiou-se, nesse sentido, do recente anúncio de alocações orçamentárias relativas ao Global Challenges Fund, que destinará à pesquisa acadêmica sobre temas de interesse de países em desenvolvimento cerca de 1,5 bilhão de libras do fundo de assistência oficial ao desenvolvimento (ODA, na sigla em inglês).

    Diplomata do Posto acompanhou a delegação, que incluía 
    reitores, vice-reitores, secretários-executivos e encarregados de relações internacionais, e participou de reuniões externas, realizadas na sede do British Council em Londres.

    Segundo relatos dos participantes, algumas das universidades visitadas já tinham recebido sua alocação orçamentária do Global Challenges Fundbuscaram prospectar temas de interesse específico junto à delegação para a submissão de seus projetos de pesquisa. Cabe indicar que os recursos alocados pelo governo britânico nesse programa, contudo, seriam gastos apenas no Reino Unido, e não está prevista colaboração em pesquisa com países em desenvolvimento."

    Respeitosamente,

    Almerinda Augusta de Freitas Carvalho
    Chefe da Divisão de Temas Educacionais
    Ministério das Relações Exteriores
    Tel: 61 2030 8561
    www.dce.mre.gov.br