Programa de Mobilidade Nacional já tem cronograma para a edição 2017

    Instituições podem receber e enviar alunos para intercâmbio em outras universidades do sistema

    Das 45 instituições afiliadas à Abruem (Associação Brasileira das Universidades Estaduais e Municipais), 20 participaram do Programa de Mobilidade Nacional (PMN), ofertando vagas para receber alunos de graduação de outras instituições do sistema, nesse ano de 2016. Mesmo com a ausência de financiamentos, 24 vagas foram operacionalizadas, com alunos saindo das suas instituições de origem para passar seis meses ou um ano em outra universidade do país.

    "É um número excelente se pensarmos que são os próprios alunos e suas famílias que arcam com todos os custos. Além disso, não temos como hábito pensar na mobilidade em termos nacionais, já que o mais usual é o intercâmbio entre universidades de países distintos. Estamos trabalhando na criação dessa cultura e nosso principal argumento, certamente, é a amplitude territorial brasileira. Um aluno de uma instituição de ensino superior do sul do Brasil, por exemplo, ao ir para uma outra do norte, nordeste ou centro-oeste tem a possibilidade de vivenciar modos de sociabilidade muito distintos", avalia o presidente da Abruem, reitor Aldo Nelson Bona, cuja universidade, a Unicentro (Universidade Estadual do Centro-Oeste), em Guarapuava, Paraná, ofereceu vagas no edital 2016 do PMN.

    Na última reunião da Abruem, realizada no dia 10 de agosto, o coordenador do PMN, professor Hebert Melo, da UEG (Universidade Estadual de Goiás), apresentou um balanço das atividades ligadas ao programa desenvolvidas nos anos de 2015 e 2016, com a preparação e efetivação do edital e das ações de mobilidade. Além disso, ele apresentou um calendário referente à edição 2016 do Programa Nacional de Mobilidade.

    "Nós estamos divulgando as datas com bastante antecedência para que todas as instituições associadas possam se preparar previamente, antecipando a consulta quanto às vagas que serão oferecidas e, também, para que haja uma efetiva divulgação das vagas oferecidas por outras instituições para que os estudantes se informem a tempo, bem como se inscrevam no período previsto", afirmou Hebert.

    Calendário Edição 2017 PMN

    Cadastro de vagas ofertadas pelas IES - 12 a 30/09/2016

    Inscrições dos alunos interessados - 10/10 a 25/11/2016

    Envio cartas de aceite/recusa pelas IES de destino - 28/11 a 16/12/2016 

    Início das aulas - 1. semestre/2017