Presidente da Abruem participa de comemorações pelo 65 anos da Capes

    Aldo Bona, na ocasião, tratou do agendamento de reunião entre Abilio Baeta e reitores

    A Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) completa, em 2016, 65 anos. Por isso, uma série de solenidades alusivas foram realizadas na última quarta-feira (26) e a Abruem (Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais) esteve representada pelo seu presidente, o reitor Aldo Nelson Bona (Unicentro).

    “Participei das solenidade, dentre elas a entrega do Prêmio Anísio Teixeira de Educação Superior e Prêmio Anísio Teixeira de Educação Básica. Ao todo, foram 12 agraciados com a premiação, entre pesquisadores e educadores de todo o país com relevância e contribuição para o desenvolvimento científico e tecnológico e para a formação de pessoas”, relatou Aldo após a cerimônia.

    O Prêmio Anísio Teixeira é concedido pela Capes a cada cinco anos, desde 1981 quando a Coordenação completou 30 anos. Em 2016, os agraciados na categoria Educação Superior são: Malaquias Batista Filho (UFPE), Jorge Giomarães (UFRGS), Helene Nader (Unifesp), Adalberto Val (Inpa), Márcia Barbosa (UFRGS), e Roberto Cláudio Bezerra (UFC). Já na categoria Educação Básica os ganhadores são: Bernadete Gatti (FCC), Magda Soares (UFMG), Marcelo Miranda da Silva (Impa), Carlos Cury (UFMG), Demerval Saviani (Unicamp) e Antonio do Amaral (Secretaria Estadual de Educação do Piauí).

    “Aproveitei a oportunidade do evento para conversar com o presidente da Capes, professor Abilio”, contou Aldo Bona, “e falar para ele da necessidade da diálogo das nossas afiliadas da Abruem com a presidência da Capes. Agora, estamos trabalhando na construção de uma agenda, mas ele mostrou-se bastante disposto e interessado”. A reunião deve ser realizada no dia oito de novembro ou na manhã seguinte, data da realização da reunião administrativa mensal da Abruem.