Atuação da FINEP é debatida com parlamentares

    Deputados federais do bloco de esquerda da base política do governo na Câmara se encontraram na manhã desta quarta-feira (12), com o ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, e com o presidente da FINEP, Luis Fernandes. O encontro serviu para trocar informações e colher sugestões sobre a atuação da Financiadora de Estudos e Projetos como agência de inovação do MCT.
    Foram apresentados aos cerca de 40 presentes os programas da FINEP e um panorama sobre os recursos atuais para a área de ciência e tecnologia. O ministro lembrou a recente regulamentação do FNDCT - Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.  "Isso traz uma nova governança ao FNDCT, que está aumentando substancialmente", disse Sergio Rezende. 
    Este ano o orçamento da FINEP, que será executado integralmente, chegou a quase R$ 2 bilhões e a previsão é que esse número chegue a R$ 2,8 bilhões em 2008. "Os anos do governo Lula têm sido de recuperação espetacular da capacidade de financiamento da FINEP", disse o presidente Luis Fernandes.
    O líder do bloco de esquerda, deputado Márcio França (PSB/SP), destacou a importância da integração das bancadas e da boa comunicação entre as instituições para que a ciência e a tecnologia ocupem de fato seu papel como alavanca para o desenvolvimento nacional. "Encontros como esse de hoje são muito eficientes, pois os deputados são multiplicadores importantes. O que foi debatido aqui certamente se disseminará entre várias outras instâncias", disse França.
      Fonte: