UEG celebra parceria com Comtec

     

     A Universidade Estadual de Goiás vai participar do Conselho Consultivo da Comunidade Tecnológica de Goiás (Comtec-GO). Em reunião com representantes da Universidade realizada no dia 28 de fevereiro, o presidente da Comtec, Rodrigo Dias Fernandes, ofereceu à instituição duas vagas no Conselho, como forma de selar a parceria entre as duas instituições. A iniciativa tem o objetivo de estimular a integração empresa/escola, instituindo mecanismos de inserção dos alunos ao mercado de trabalho. O Conselho Consultivo da Comtec conta hoje com a participação de nove instituições de ensino superior.

    "Nós já observamos que muitas vezes o mercado de trabalho da área de tecnologia tem dificuldade de encontrar mão-de-obra qualificada para suprir a demanda", afirma Rodrigo Fernandes. "Essa parceria vai ajudar a acabar com esse gargalo, preparando o profissional para as exigências do mercado desde a faculdade", diz o presidente. Desde 2004 a UEG já participa da governança do Arranjo Produtivo Local de Tecnologia da Informação (APL-TI), parceria que deve ser repactuada junto à Comtec e demais instituições ligadas ao APL, de forma a aumentar a participação da Universidade nas discussões.

    A atuação conjunta entre UEG e Comtec prevê a realização de seminários, incentivos a projetos acadêmicos e programas de estágio.
    Ações propostas através da parceria Comtec/UEG

    - Student to Business: Preparar os alunos dos cursos ligados à área tecnológica para o mercado de trabalho. Estimular a pareceria entre empresas e Universidade visando a qualificação da mão-de-obra e estimular o espírito empreendedor daqueles que queiram abrir seu próprio negócio.

    - Circuito de Inovação: Aproveitar projetos e idéias de alunos da UEG para levar às empresas de tecnologia. Traçar planos de negócios e ações empreendedoras dentro da Universidade que resultem em novos produtos ou novas empresas.

    - Seminários: Promover palestras e debates apresentando aos alunos tecnologias atuais e tendências, além de introduzir noções de mercado e gestão. Estimular cada Unidade da UEG a elaborar e aplicar um modelo de seminário de tecnologia de acordo com as características e necessidades da própria Unidade e do município em que está instalada.