Unimontes vai atender 34 cidades mineiras com cursos técnicos a distância

     

    A Universidade Estadual de Montes Claros está entre as 288 instituições públicas de ensino pré-selecionadas para participar do programa Escola Técnica Aberta do Brasil – e-Tec Brasil -, do Ministério da Educação. As atividades serão coordenadas no âmbito da Universidade pelo Centro de Ensino Médio e Fundamental (CEMF), devendo atender 34 municípios mineiros, com 300 vagas em cada pólo.
     
    “Este é um programa do Ministério da Educação em articulação com as Secretarias de Educação Profissional e de Educação a Distância e visa democratizar, expandir e interiorizar a oferta de cursos técnicos, públicos e gratuitos no País”, observa a pró-reitora de Ensino da Unimontes, professora Maria Ivete Soares de Almeida.
     
    A Unimontes será responsável por seis cursos técnicos na modalidade a distância - “Técnico em Atividades do Comércio”, “Técnico em Gestão Ambiental”, “Técnico em Gestão de Agronegócios”, “Técnico de Gestão em Serviços de Saúde”, “Técnico em Informática” e “Técnico em Vigilância Sanitária e Saúde Ambiental” -, que serão ofertados em associação com outras instituições, entre elas o Cefet. Em cada pólo, serão constituídas turmas de 50 alunos (por curso). O início das aulas está previsto para junho próximo.
     
    Os municípios a serem atendidos são os seguintes: Alfenas, Almenara, Belo Horizonte, Bicas, Boa Esperança, Buritizeiro, Cambuí, Campo Belo, Campos Gerais, Cataguases, Cristália, Crisólita, Guarará, Ibiaí, Ilicínea, Itamonte, Jaíba, Juiz de Fora, Lima Duarte, Maripá de Minas, Matias Barbosa, Porteirinha, Sabará, Sabinópolis, Santa Rita de Caldas, Santa Rita de Jacutinga, Santana do Garambéu, Santo Antônio do Jacinto, São João Nepomuceno, Serrana, Taiobeiras, Timóteo, Três Pontas e Virgem da Lapa.
     
    O Ministério da Educação está oferecendo curso de capacitação de gestores das instituições de ensino envolvidas, a ser realizado nesta quinta e sexta-feira (6 e 7 de março), na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Da Unimontes, vão participar os professores Rita Tavares de Melo (coordenadora de Ensino Médio e Fundamental), Carlos Alberto Meira, Frederico Bida de Oliveira e Simara de Jesus Soares, além da gestora do projeto em Montes Claros, Érika Barbosa de Queiroz.