Equipe da UEPG lidera 'Band Pé no Rio'

    Os representantes da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) na quinta temporada do projeto ‘Band Pé no Rio’ estão seguindo o caminho da equipe de 2007, que trouxe para Ponta Grossa o título da competição, após a conclusão da terceira etapa do programa. Com 420 pontos, a UEPG está em primeiro lugar no placar parcial da gincana ecológica da qual participam também o Centro Universitário Positivo (Unicenp), a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Na primeira etapa, realizada em Ponta Grossa, a equipe venceu a UFPR por 350 a 140. No último sábado, a Band transmitiu a disputa travada em Jaguariaíva entre a UEPG e a UTFPR, que acabou empatada em 70 pontos.

    Formada pelos alunos Rafael Dias Ferreira (Geografia), Raphael Cailleaux (Educação Física), Tiaro Katu Pereira (Biologia), Vinícius Pereira Pinto (Geografia), Maíra de Barros Sá (Direito), Sara Ferreira Ribas (Geografia) e Tatiani de Valois Lopes (Comércio Exterior), a equipe da UEPG está em fase de elaboração de um projeto ambiental de conscientização cujo intuito é  recuperar parte da bacia do Barigüi, com ênfase no Rio Uvu, em Curitiba. Segundo a estudante Tatiani de Valois, que esteve na capital do estado nesta segunda-feira para conhecer a área de atuação do projeto, o grupo da UEPG firmará uma parceria com uma escola da região para colocar em prática o projeto ambiental. “A idéia é trabalhar junto aos alunos da escola para que eles possam disseminar as ações de conscientização na comunidade”, explica Tatiani.

    Outra ação do programa prevê a criação de um barco ecologicamente viável, com materiais recicláveis, que ficará sob a responsabilidade dos estudantes Vitor Gabriel Elero, Conrado Köppen, Anderson Alamino, Rafael Alan Silveira, João Ricardo Gastl, Renata Mayumi Okuma, Lincon Schafranski, Roberto Varella Postiglioni, Matheus Rodrigues Padilha, Franciane Caroline Souza da Luz e Carlos Eduardo Iurk, do curso de Engenharia de Materiais, coordenados pelo professor Osvaldo Mitsuyuki Cintho. De acordo com o estudante Vitor Elero, o grupo está terminando de desenvolver o casco do motor e o combustível não-fóssil do barco com material reciclável. “A equipe está bastante unida e com certeza faremos um bom trabalho”, comenta Elero.  

    Na última sexta-feira, integrantes das equipes que representam a UEPG visitaram o reitor João Carlos Gomes para contar a experiência do início da competição. O próximo desafio da equipe da UEPG no programa Band Pé no Rio está marcado para o dia 5 de abril, contra a Unicenp. A Bandeirantes exibe o programa todos os sábados, a partir das 19h. Quem quiser mais informações sobre a gincana pode entrar no site do programa (www.bandpenorio.com.br) ou diretamente no blog da equipe da UEPG: www.equipeuepg2008.sites.uol.com.br.