Hospital da Unimontes promove campanha de prevenção ao câncer uterino e de mama

     

    Para marcar a passagem do ‘Dia Internacional da Mulher’, serão desenvolvidas no Hospital Universitário Clemente de Faria, da Universidade Estadual de Montes Claros, diversas atividades sociais, educacionais e culturais, com destaque para o lançamento, nesta sexta-feira (7), da campanha de prevenção e controle do câncer de mama e do colo de útero, tendo como foco as próprias servidoras docentes e técnico-administrativas.
    Segundo o coordenador da Maternidade do Hospital Universitário, professor Hubert Caldeira, “a proposta é oferecer todos os métodos de prevenção do câncer de colo de útero e de mama, apontada como a principal doença nos casos de óbitos entre mulheres no País”. A campanha será desenvolvida ao longo do ano, com agendamento prévio dos exames clínicos e de mamografia nos consultórios do Hospital.
    A diretora administrativa do HU, Joelina da Conceição Alves de Almeida, lembra que a Unimontes, através do Centro de Atendimento à Saúde do Servidor (CASU), oferece atendimento nas áreas de ginecologia e clínica geral, “mas a campanha tem como objetivo consolidar as ações de humanização, cidadania e melhoria das condições de trabalho, observando a orientação do reitor, professor Paulo César Gonçalves de Almeida”.
    Atividades – Após o lançamento oficial da campanha de prevenção do câncer de colo do útero e mama, em solenidade a ser presidida pelo reitor da Unimontes, professor Paulo César Gonçalves de Almeida, nesta sexta-feira (7), a partir das 8 horas, no auditório do próprio Hospital, será cumprida programação especialmente dedicada ao ‘Dia Internacional da Mulher’ (comemorado em 8 de março).
    Entre as atividades previstas estão: às 8h15, palestra sobre a ‘Lei Maria da Penha’, que trata de questões relacionadas à proteção da mulher nos casos de violência doméstica; às 9 horas, apresentação musical com a cantora Déborah Rosa, no pátio interno, seguida de palestra sobre a prevenção de ‘Doenças Sexualmente Transmissíveis – DST’s’, também no auditório do HU.
    À tarde, a partir das 15 horas, será ministrada palestra sobre “A Humanização do Atendimento de Pacientes com Câncer de Mama” e, às 16h30, acontece o encerramento com apresentação musical do grupo “Meninas de Minas”.