Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho na UEG

    A Gerência de Recursos Humanos da Pró-Reitoria de Administração, atentamente ligada ao Programa Saúde no Serviço Público, implantou na Universidade Estadual de Goiás, por força da Portaria nº. 3.214, de 08 de junho de 1978, Norma Regulamentadora - NR–4, Decreto Governamental nº. 5.757, de 21 de maio de 2003 e Portaria da Criação na Universidade Estadual de Goiás 080/2007 de 18 de abril de 2007, o SESMT (Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho) cujo objetivo é promover a saúde e proteger a integridade do servidor no local de trabalho.

    Ao SESMT compete a programação de atividades no campo da higiene e segurança do trabalho, coordenando, fiscalizando e avaliando programas voltados à consciência de segurança entre os servidores e à análise de riscos e investigação dos acidentes do trabalho.

    A equipe é formada por um engenheiro do trabalho, cinco técnicos de segurança do trabalho e um médico do trabalho. A função do engenheiro é desenvolver atividades relativas à área de segurança do trabalho, propondo normas e medidas corretivas e preventivas contra acidentes, indicando equipamentos de segurança, planejando atividades e coordenando equipes de treinamentos. A função dos técnicos é prevenir os acidentes, visando reduzir ou eliminar os riscos profissionais, desenvolver suas atividades promovendo a adoção de meios e recursos técnico-administrativos capazes de criar e desenvolver ações de prevenção de acidentes de modo científico e técnico sanando as deficiências das condições do ambiente de trabalho. A função do médico do trabalho, entre outras, é atender funcionários e/ou alunos em casos de acidentes que ocorram durante o expediente de trabalho e horários de aula e posterior encaminhamento aos serviços de urgência, quando for o caso.

    A Universidade Estadual de Goiás, através do SESMT, em breve divulgará a todos os servidores a data da primeira eleição para formação da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), em cumprimento à Instrução Normativa nº 06-Aganp, de 22 de setembro de 2004.