Abruem realiza 42º Fórum Nacional de Reitores no Piauí

     

    O presidente da Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM) e reitor da Universidade Estadual de Goiás, Luiz Antônio Arantes, preside nesta quinta-feira (12), às 20 horas, no Metropolitan Hotel, em Teresina (PI), a solenidade de abertura do 42º Fórum Nacional de Reitores da Associação, que tem como tema central Universidades Estaduais E Municipais e as Estratégias de Financiamento Público e de Implantação de Redes Interinstitucionais. O encontro segue até sábado (15).
    Luiz Arantes vai proferir, juntamente com os reitores Décio Sperandio (UEM), Roberto Frederico Merhy (ex-presidente), a palestra de abertura com o tema “ABRUEM: Trajetória, Avanços e Caminhos Futuros”. Os três irão falar da criação, dos dias atuais e das perspectivas para o futuro da Asssociação, que foi criada por ocasião do XII Fórum de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais Brasileiras, na cidade de Maringá, Paraná, em outubro de 1991. Em seguida haverá a entrega de diplomas de Associados Honorários aos ex-reitores Gilberto Luiz Agnolin (Unochapecó), Lourenço dos Santos Pereira Braga (UEA), Neusa Altoé (UEM) e Nival Nunes de Almeida (UERJ).
    Na sexta-feira (14) está prevista uma palestra sobre financiamentos com o deputado federal Gastão Vieira e ainda cases com três universidades estaduais. O reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa, João Carlos Gomes vai ministrar a palestra “Financiamento Público para as IES do Sistema Estadual e Municipal”. “Desafios e Perspectivas para o Financiamento do Ensino Superior em Mato Grosso do Sul” será o tema da palestra que o reitor da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Gilberto José de Arruda, deve proferir. A Universidade Estadual do Rio Grande do Sul marcará presença com a palestra “Um Sistema Alternativo de Financiamento de uma Universidade Estadual”, com o reitor Carlos Alberto Martins Callegaro.
    No período da tarde está programada a Sessão II, com tema Redes. O secretáriode Política e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do Ministério da Ciência e Tecnologia, Luiz Antônio Barreto de Castro, vai abordar o tema “Renorbio”. Os três cases da tarde são os seguintes: “Redes Interinstitucionais em Geologia e Geofísica Marinha e Doutorado em Rede em Biotecnologia”, com o reitor da Universidade Estadual do Ceará, Jader Onofre de Morais, e o pró-reitor José Ferreira Nunes; “A Importância das Redes de Universidades para a Qualidade do Ensino, da Pesquisa e da Extensão”, com o reitor da Universidade Estadual de Campinas, José Tadeu Jorge; e “Sistema ACAFE – Rede de Universidades Catarinenses”, com o reitor da Universidade Regional de Blumenau, Eduardo Deschamps.
    Às 18 horas será a eleição da nova presidência da ABRUEM, seguida de show humorístico com João Cláudio Moreno e jantar de confraternização.
    No sábado pela manhã os reitores farão visita oficial à Universidade Estadual do Piauí. Ainda pela manhã haverá reunião administrativa da Associação, quando serão tratados os seguintes assuntos: prestação de contas, definição da sede do próximo fórum e tema, informações sobre viagem à Rússia, avaliação do 42º Fórum e outros assuntos. À tarde os participantes do Fórum farão um passeio turístico ao Parque Ambiental Encontro dos Rios, ao pólo de artesanato, ao Teatro 4 de Setembro e ao Centro de Artesanato. (Dirceu Pinheiro)