UEPG vai sediar 1ª. Etapa do 3º Circuito Paraná de Software Livre

     

    Com o objetivo promover a troca de experiências sobre o uso e desenvolvimento de programas de código aberto, dirigido para um grande público como estudantes, professores, profissionais de tecnologia da informação, setores de governo, funcionários públicos e usuários em geral, acontece nos dias 25 e 26 de abril próximo, na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Campus Central (Praça Santos Andrade, nº. 1), o 3º. Circuito Paraná de Software Livre, numa iniciativa da Celepar – Companhia de Informática do Paraná, em conjunto com as Secretarias de Estado de Assuntos Estratégicos e Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, com apoio de diversos órgãos públicos.
     
     
     
     
     
    A etapa de Ponta Grossa terá a coordenação local da Diretora Adjunta do Setor de Ciências Agrárias e de Tecnologia, Professora Doutora Maria Salete Marcon Gomes Vaz.
    Um dos objetivos é a troca de experiências sobre o uso e desenvolvimento dos programas de computador de código aberto. Esse tipo de programa propõe a idéia de uma sociedade que não exista propriedade sobre o conhecimento e a competição seja substituída pela colaboração entre as partes, proporcionando o livre acesso à tecnologia e à informação.
    O sistema permite o seu auto-aperfeiçoamento, já que com a liberação dos códigos fontes qualquer desenvolvedor pode adaptar os programas às suas necessidades. Ele é livre para distribuição, cópia e aperfeiçoamento, permitindo o envolvimento de um número cada vez mais crescente de desenvolvedores.
     
    Utilizado em larga escala pelo governo do Paraná, esses programas vêm ganhando espaço entre as grandes corporações empresariais brasileiras, como as Casas Bahia, HSBC, Lojas Colombo e Marabrás, Banco do Brasil, entre outras, que utilizam os sistemas abertos. Entre as empresas internacionais, destacam-se o MacDonald´s e o estúdio cinematográfico Dreamworks, que utilizou software livre na produção dos desenhos Shrek 2 e Madagascar.
     
    O setor público paranaense é um dos principais usuários e desenvolvedores de software livre. Quando resolveu apostar no software livre o Governo do Paraná sabia o que estava fazendo. A parceria com a comunidade software livre tem produzido resultados impactantes nos meios social e econômico. Do banco de dados até a interface gráfica, as ferramentas e aplicações de código aberto utilizadas pela CELEPAR – Companhia de Informática do Paraná -, estão multiplicando as soluções de TI no ambiente de governo e na sociedade, cujos avanços o Governo quer dividir com todos.
     
    Os sistemas desenvolvidos pela CELEPAR são exportados para estados como Santa Catarina, Sergipe e Amazonas e outros países como a Venezuela, Espanha, Itália e Portugal.
    Além de disseminar o conhecimento acumulado pela empresa, o Circuito promovido pela CELEPAR aglutina diversos setores interessados em soluções específicas.
     
    A programação elaborada pela CELEPAR incluirá discussões sobre aplicações em banco de dados PostgreSQL, Debian - Distribuição Linux para computadores de mesa e servidores, desenvolvimento de sistemas utilizando software livre, expresso-correio eletrônico, catálogo, agenda e gerenciador de tarefas, geoprocessamento com software livre, implementando segurança em software livre, migração para software Livre, multi-terminal - Rede Paraná Digital, operacionalizando o Datacenter CELEPAR, ODF OpenDocumentFormat: a importância do Padrão Aberto. Também será disponibilizado software livre na educação (Dia-a-Dia Educação), Telecentros Paranavegar - programa de inclusão digital do Governo do Paraná, telefonia IP e redes convergentes.
     
    As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site do evento http://www.circuito.pr.gov.br/. Maiores informações podem ser obtidas pelo fone 3220-3256 ou pelo e-mail salete@uepg.br.