Unimontes divulga obras literárias para processos seletivos/2009 e PAES

    A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), por intermédio da Comissão Técnica de Concursos (Cotec), promoveu a divulgação das obras literárias indicadas para o 1º e 2º Processos Seletivos/2009, bem como para a terceira etapa do Programa de Avaliação Seriada para o Acesso ao Ensino Superior (PAES) /2008. O anúncio oficial foi feito durante o X Encontro do PAES, sábado passado (15), que reuniu no Campus Universitário Professor Darcy Ribeiro, mais de 500 professores de estabelecimentos públicos e particulares de ensino médio.

     

    Estão sendo valorizados, mais uma vez, os grandes escritores mineiros, com destaque para “Campo Geral” (texto da obra “Manuelzão e Miguilim”), de João Guimarães Rosa; “Boitempo I”, de Carlos Drummond de Andrade e o “Menino no Espelho”, de Fernando Sabino. Completam a lista os livros “Menino de Engenho”, de José Lins do Rego; e “Infância”, de Graciliano Ramos, ambos os escritores nordestinos.

     

    Livros para o PAES - Ainda durante o encontro, foram anunciadas as obras adotadas para as duas primeiras etapas do Programa de Avaliação Seriada para o Acesso ao Ensino Superior (PAES). Além dos critérios qualitativos definidos pela Universidade, a escolha das obras clássicas da literatura brasileira atende demandas apresentadas pelos próprios alunos e professores do ensino médio.

     

    São os seguintes os livros indicados: para a primeira etapa do PAES/2008: “Cronistas do Descobrimento” – Organização de Antônio Carlos Oliveira; “Caramuru”, do Frei José de Santa Rita Durão; “Sermão da Sexagésima”, de Padre Antônio Vieira; “Boca de Chafariz”, de Rui Mourão. Já para a segunda etapa, foram definidas as obras: “Casa de Pensão”, de Aluízio Azevedo; “Noites de Taverna”, de Álvares de Azevedo; “O Ateneu”, de Raul Pompéia; e os contos “O Alienista” e “O Espelho”, de Machado de Assis.

     

    As provas das três etapas do PAES/2008 serão realizadas no dia 16 de novembro, enquanto as do 1º Processo Seletivo/2009 estão marcadas para o dia 14 de dezembro.