Estrutura do Centro de Assistência à Saúde do Idoso será apresentada em seminário

     

    Nesta terça-feira (25), no auditório da Sociedade Rural, será realizado o seminário “A Construção da Rede de Atenção à Saúde do Idoso das Microrregiões de Montes Claros/Bocaiúva e Janaúba/Monte Azul”, coordenado pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, contando ainda com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros. A solenidade de abertura, às 8 horas, será presidida pelo vice-reitor da Unimontes e superintendente do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), professor João dos Reis Canela, representando o reitor, professor Paulo César Gonçalves de Almeida.
    Um dos objetivos é a apresentação da estrutura de funcionamento do Centro de Referência em Assistência à Saúde do Idoso Eny Faria de Oliveira, vinculado ao Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), com inauguração prevista para o dia 10 de abril. Será discutida a inclusão da região norte-mineira no Programa “Mais Vida”, do Governo de Minas, que tem como objetivo a implantação de 13 centros de referência em saúde do idoso, e o primeiro deles será a unidade do Hospital da Unimontes.
    O evento reunirá gestores, médicos, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos e outros profissionais dos 27 municípios das duas microrregiões do Norte de Minas inseridas na rede de atenção à saúde do idoso. Logo após a solenidade de abertura, às 9 horas, haverá a apresentação da estrutura do Centro de Referência em Assistência à Saúde do Idoso Eny Faria de Oliveira pela equipe técnica multiprofissional responsável pela implantação do serviço, coordenada pelas professoras e geriatras Luciana Colares e Ariane Gonzaga.
    Às 9h30, a coordenadora estadual de Atenção à Saúde do Idoso, Eliana Márcia Fialho de Sousa Bandeira, fará palestra sobre a implantação do Programa “Mais Vida” e o funcionamento da Rede de Atenção à Saúde do Idoso. Serão repassadas aos profissionais da atenção básica todas as informações sobre como devem se organizar e quais os procedimentos a serem adotados em relação ao encaminhamento de pacientes para o centro de referência do Hospital da Unimontes, para o que serão observados critérios previamente estabelecidos.
    Às 11 horas, haverá palestra sobre “Avaliação Multidimensional do Idoso”, pela equipe técnica do Centro Eny Faria de Oliveira. Às 12 horas, a mesma equipe vai abordar o tema “Grandes Síndromes Geriátricas”. O encerramento do seminário está previsto para 13 horas.
    Mais avançado de Minas - Centro de Referência em Assistência à Saúde do Idoso Eny Faria de Oliveira terá capacidade para atendimento de 92 pacientes/dia, sendo construído e equipado com recursos doados pelo empresário Aloysio de Andrade Faria (grupo Alfastar), cabendo ao Governo de Minas a responsabilidade pelo custeio, incluindo o pessoal necessário. O prédio foi erguido num terreno de 1.700 m².
    “Sem dúvida alguma será o mais avançado serviço de atendimento ao idoso em Minas Gerais e um dos melhores do Brasil, passando o Hospital Universitário Clemente de Faria a ser referência também nessa área”, afirma o reitor Paulo César de Almeida.
    O centro contará com uma equipe multidisciplinar, envolvendo geriatras, fonoaudiólogos, cirurgiões-dentistas e assistentes sociais, oferecendo atendimento gratuito, bancado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, terá equipamentos modernos, com salas de fisioterapia, hidroterapia, reabilitação e hidroginástica, além de consultórios especializados. Ali também vai funcionar a sede do Programa “HU em Casa”.