Equipe da Unimontes orienta comunidades rurais sobre preservação ambiental

    Acadêmicos dos cursos de Artes, Biologia, Educação Física e Geografia, da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), orientados pelos professores, participam das atividades da “Semana da Água”, coordenadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em parceria com outras instituições públicas. Eles orientarão os moradores das comunidades rurais de Lagoa do Barro/Olhos D´Água, Cabeceiras e Buriti do Campo Santo, na sub-bacia do Rio Cedro, sobre a importância dos cuidados com o meio ambiente para a manutenção dos cursos d´água.

     

    As ações no âmbito da Unimontes são supervisionadas pela Pró-Reitoria de Extensão, com a participação dos departamentos de Geociências e de Artes - vinculados ao Centro de Ciências Humanas (CCH); e de Biologia Geral e de Educação Física e do Desporto, estes do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). A abertura oficial da Semana da Água, em Montes Claros, aconteceu nessa segunda-feira (24), à noite, no Centro de Referência em Gestão Ambiental.

     

    Formada por doze acadêmicos, a equipe da Universidade vai ministrar palestras e oficinas, abordando temas relacionados com a preservação da natureza, tais como a proteção de nascentes, legislação ambiental, destinação correta do lixo e doenças de veiculação hídrica. Também estão previstos jogos, brincadeiras infantis e aulas sobre artesanato a serem ministradas pelos acadêmicos do curso de Artes. As atividades serão realizadas ao ar livre, sendo voltadas para os produtores rurais, donas de casas e estudantes.

     

    Nesta terça-feira (25), pela manhã, as palestras e oficinas serão realizadas na localidade de Lagoa do Barro/Olhos D´água, perto do distrito de Nova Esperança. Na manhã de quarta-feira (26), o grupo da Unimontes vai orientar os moradores sobre os cuidados com o meio ambiente na comunidade de Cabeceiras e, na quinta-feira (27), as atividades vão acontecer na comunidade de Buriti do Campo Santo.