Reitor da Unimontes vai ministrar aula magna em Teófilo Otoni

     

    “O Ensino da Contabilidade no Brasil”. Este é o tema de palestra a ser proferida pelo reitor da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), professor e contador Paulo César Gonçalves de Almeida, nesta quinta-feira (24), a partir das 19h30, no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri. Ele vai ministrar a aula magna do curso de Ciências Contábeis das Faculdades Doctum, em atendimento ao convite dos diretores daquela instituição.
     
    O professor Paulo César de Almeida é graduado e pós-graduado em Ciências Contábeis pela Unimontes, além de ter concluído o curso de pós-graduação em Administração Pública, oferecido pela Fundação João Pinheiro. Desde 1985, integra o corpo docente do curso de Ciências Contábeis – vinculado ao Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) –, sendo responsável pelas disciplinas Contabilidade Introdutória e Perícia Contábil. Também já foi conselheiro do Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais (CRC-MG).
     
    Na aula magna em Teófilo Otoni, ele fará um resgate do ensino da contabilidade no País, abordando também as mudanças ocorridas no mercado e no exercício da profissão ao longo dos anos. “Nas últimas décadas, muitas transformações aconteceram nas empresas por conta da inovação tecnológica. Mas continuam mantidos o valor e a importância do contador, um profissional imprescindível em qualquer organização seja pública ou privada”, afirma o reitor da Unimontes.
     
    Breve histórico da contabilidade - A primeira escola de contabilidade no Brasil surgiu em 1902, a "Escola Prática de Comércio". O curso técnico de Contabilidade, com duração de dois anos, foi instituído em 1931, pelo decreto nº 20158. Somente em 1945, foi criado o curso superior de Ciências Contábeis e Atuarias, autorizado pela Lei nº 7988. Em 1946, surgiu o Conselho Federal de Contabilidade. Em 1951, a Lei nº 1401 desmembrou os cursos de Ciências Contábeis e Atuariais, criando, de maneira independente, o curso de Ciências Contábeis, possibilitando ao concluinte receber o título de Bacharel em Contabilidade.