Jornal da Educação

     

     
     Publicação do Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação
    ISSN
    0104-9895
     ano 13 - nº 3248 - segunda-feira - 28 de abril de 2008
     
    Conselho Federal de Medicina Veterinária regulamenta uso de animais no ensino e na pesquisa
    O Conselho Federal de Medicina Veterinária, através da resolução nº 879, publicada no Diário Oficial da União de sexta-feira, dia 25, regulamenta o uso de animais para fins científicos e didáticos.
    A portaria também normatiza a atuação das Comissões de Ética no Uso de Animais em ensino e experimentação (CEUA). Entre as exigências estabelecidas no uso de animais está não reutilizar animais em procedimentos cirúrgicos e caso haja método substitutivo no processo didático. A portaria determina ainda que a utilização de animais deve garantir o bem-estar dos mesmos, evitando dor, sofrimento ou desconforto de qualquer espécie.
    O texto sobre o uso de animais no ensino e na pesquisa e a regulamentação das CEUAs pode ser lido no site: www.in.gov.br.
    (IPAE 145 - 04/08)
     
    Educação a Distância é discutida por renomados especialistas no Rio Grande do Sul
    A Cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul recebeu entre os dias 22 e 25 de abril o V Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância – ESUD – e o 6º Seminário Nacional ABED de Educação a Distância - SENAED.
    Uma das conclusões dos eventos, que aconteceram simultaneamente, foi feito no dia de abertura das atividades pelo secretário de Educação a Distância do MEC, Carlos Eduardo Bielschowsky, que anunciou a expansão da educação a distância nos cursos de mestrado. Bielschowsky afirmou que a CAPES já está preparada para receber propostas de cursos de mestrado na modalidade EAD pelas universidades.
    Os eventos receberam cerca de 500 participantes de todo o país que, junto a renomados especialistas, discutiram a formação de professores, o uso da tecnologia e a gestão aplicados em EAD, entre outras importantes questões.
    (IPAE 146 - 04/08)

    Descendente de Rockefeller doa 100 milhões de dólares à Universidade de Harvard
    David Rockefeller, neto do famoso magnata, anunciou semana passada que doará a soma de 100 milhões de dólares à Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, uma das mais prestigiadas do mundo.
    O benfeitor tem 92 anos e graduou-se na instituição na turma de 1936. O destino da soma será o apoio a programas de estudos internacionais promovidos pela universidade e o centro de educação de artes da instituição.  
    A doação é a maior já feita por um ex-aluno à Harvard. Em 2005, um casal de benfeitores fez uma doação de mesmo valor à universidade, mas eles não eram ex-alunos. A prática é bastante comum nos Estados Unidos, tornando-se uma fatia importante no orçamento das instituições.
    (IPAE 147 - 04/08)

    Instituição realiza Semana do Empreendedor
    A Faculdade Ideal, de Belém do Pará, realiza entre os dias 7 e 9 de maio a 4º edição da Semana do Empreendedor da instituição. O ponto alto da Semana, a feira que deve receber quatro mil visitantes será um grande espaço para troca de experiências entre estudantes e empresas da região.
    Maiores informações pelo site: www.faculdadeideal.com.br.
    (IPAE 148 - 04/08)
     
    APEOESP reivindica direitos para os profissionais da educação pública de São Paulo
    Nesta quinta-feira o Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (APEOESP) organizou em conjunto com CPP, Apase, Udemo, Apampesp e Afuse um ato público na Câmara Municipal de Bauru (SP). O ato serviu para que fossem feitas algumas reivindicações, como respeito à data-base, fim da política de gratificações, reposição das perdas salariais, extensão aos aposentados das gratificações e bônus e incorporação ao piso salarial.
    O protesto reuniu centenas de professores, diretores, supervisores, funcionários de escola, da ativa e aposentados, além da presença do presidente da APEOESP, o professor Carlos Ramiro de Castro.
    O Sindicato junto com as outra entidades pretende realizar outros protestos à favor da escola pública do Estado de São Paulo. O próximo ato público será na cidade de São José do Rio Preto, no dia 15 de maio.
     
    (IPAE 149 - 04/08)
    Comemora-se hoje o Dia da Educação
     Neste dia 28 de abril é comemorado no Brasil o Dia da Educação. Apesar da importância do dia, quase não se veêm manifestações ou atividades que lembrem a data, tanto por parte de entidades civis, quanto por parte do governo. Nota-se quase uma indiferença nos meios oficiais à importância do dia.
    O pouco envolvimento com esta data é uma triste lembrança do secular descaso com a Educação Nacional.

    (IPAE 150 - 04/08)
     
    CE pode realizar audiência para debater Plano de Ampliação da Educação Profissional
    Estão em pauta na reunião desta quarta-feira, na Comissão de Educação e Cultura da Câmara, entre outros projetos, o requerimento n° 156/08 e o Projeto de Lei n° 2.357/07.
    O requerimento do deputado Renato Molling consiste na realização de Audiência Pública a fim de debater o Plano de Ampliação da Educação Profissional. 
    Já o projeto de Lei n° 2.357/07, do deputado Ayrton Xerez, dispõe sobre a obrigatoriedade de permanência nas dependências da escola do aluno das redes públicas de ensino, durante todo o turno em que esteja matriculado, mesmo sem aula no período, no caso de falta de professores.
    (IPAE 151 - 04/08)
    Inscrições para o Olimpíada da Língua Portuguesa são prorrogadas
    O governo federal prorrogou as inscrições para a Olimpíada da Língua Portuguesa do Ministério da Educação até o dia cinco de maio. Em todo o Brasil, já foram recebidas 166 mil inscrições de professores.
    O formulário de inscrição está disponível na página: www.mec.gov.br.
    (IPAE 152 - 04/08)
     
    EXPEDIENTE
    • Publicação diária do Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação (enfoca os principais acontecimentos que ocorrem no Brasil e no Mundo na área educacional, sendo as matérias aprofundadas nos Informativos (mensais) e Revistas especializadas (bimestrais) também editadas pelo IPAE )
    • Exemplares arquivados na Biblioteca  Nacional de acordo com Lei nº 10.944, de 14 de dezembro de 2004 (Lei do Depósito Legal).
    • ISSN (International Standard Serial Number) nº 0104-9895 conforme registro no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT (Centro Brasileiro do ISSN), vinculado ao Ministério de Ciência e Tecnologia.
    • Editora do Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação cadastrada no ISBN (International Standard Book Number) sob o nº 85927 conforme registro na Biblioteca Nacional.
    • Reprodução permitida desde que citada a fonte
    • Editor Responsável - João Roberto Moreira Alves
    • Edição e Administração 
      Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação
      Av. Nilo Peçanha 12, conj 807 - CEP 20020-100 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil
      http://www.ipae.com.br
      - ipae@ipae.com.br
    FICHA CATALOGRÁFICA
    Jornal da Educação – Ano 1 – nº 1 (fevereiro de 1995) – Rio de Janeiro – Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação (diário)
    1. Direito à educação – periódico. I – Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação – CDU 37.011.001.4