Brasil e Cuba assinam protocolo de cooperação na área da informação científica e tecnológica

     

    Brasil e Cuba acabam de estreitar a parceria existente para o compartilhamento de tecnologias da informação em ciência e tecnologia. Protocolo firmado entre os dois governos prevê o estímulo à cooperação, ao intercâmbio e o apoio recíproco entre o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), unidade de pesquisa do Ministério da Ciência e Tecnologia do Brasil, e o Instituto de Informação Científica e Tecnológica (Idict), ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente de Cuba.
    O diretor do Ibict, Emir Suaiden, vice-ministra de Ciência e tecnologia de Cuba, América Santos Riveras e a diretora do Idict, Carmem Sánchez Rojas.
     
    O Memorando de Entendimentos prevê que, a partir de agora, o Ibict/Brasil e o Idic/Cuba desenvolvam ações concretas para a promoção, a disseminação e a recuperação da informação, assim como a capacitação de recursos humanos, em nível de graduação e pós-graduação.
    “Cuba está muito avançada em universalidade e qualidade da educação, mas o país vive um relativo atraso no acesso às novas tecnologias e à sua disseminação. O Brasil, por sua vez, está bastante avançado na área da informação em ciência e tecnologia, embora possa explorar a expertise cubana em tecnologias de informação bibliográfica, usuários e bibliotecas”, explica Emir Suaiden, Diretor do Ibict.
    O primeiro passo a ser dado nesta nova parceria será o desenvolvimento de um diagnóstico sobre as potencialidades e as necessidades de cada um dos países. A partir daí, os dois institutos deverão começar um processo mais estreito de cooperação, com o possível envio de missões técnicas aos dois países.
    A principal possibilidade nesta cooperação será o repasse pelo Brasil do know-how sobre produtos e serviços como ‘inclusão digital’, a ‘Biblioteca Digital de Teses e Dissertações’, o ‘Sistema de Editoração Eletrônica de Revistas’ e o Sistema Brasileiro de Respostas Técnicas, entre outros.
    “Estamos otimistas quanto a este acordo. A cooperação pode trazer grandes benefícios tanto para o Brasil quanto para o povo cubano”, observa Emir Suaiden.
    O Memorando de Entendimentos foi assinado pelo Diretor do Ibict/Brasil, Emir Suaiden, e pela Diretora do Idict, Carmen Sanchez Rojas.
    Mais informações podem ser obtidas com a Assessoria de Comunicação do Ibict, pelos telefones (061) 3217-6369/6491. imprensaibict@ibict.br