Novo presidente da ABRUEM toma posse

     

    Durante sessão solene realizada na manhã de ontem (07), no Auditório do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB), em Brasília, tomou posse o novo presidente da Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM), João Carlos Gomes, reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (PR). Também foi empossado o vice-presidente, Antônio Joaquim Bastos da Silva, reitor da Universidade Estadual de Santa Cruz (BA), e os titulares e suplentes dos conselhos Deliberativo e Fiscal da Associação. O mandato da nova diretoria é até maio de 2010.
     
    Em seu discurso, o ex-presidente Luiz Antônio Arantes, reitor da Universidade Estadual de Goiás, fez um balanço do período que ficou à frente da ABRUEM e agradeceu o apoio de todos os colaboradores. “Apresentamos como contribuição deixada por essa Gestão, na bonita história da ABRUEM: Fortalecimento e Reforço ao papel da Associação junto à sociedade, solidificando-a como instituição relevante na consolidação da universidade brasileira; parcerias sólidas e de grande relevância junto aos órgãos federais, a exemplo do Curso de Gestão Pública, aprovado pelo MEC/UAB, em atendimento às demandas do Centro-Oeste; incentivo às IES associadas a firmarem parcerias, através do Termo de Cooperação constituído pela ABRUEM; qualificação docente para a Universidade do Futuro, tema debatido no 41º Fórum, ocorrido em Cuiabá; discussão e direcionamento sobre o financiamento público e formação de Redes no 42º Fórum ABRUEM, em Teresina, no Piauí; garantia de participação da ABRUEM a uma visita oficial à Rússia em comitiva. Estamos quebrando um paradigma: antes só se faziam visitas individuais à Rússia. Com a nossa articulação, será possível realizar a visita em comitiva”.  “Esta casa me deu grande alegria ao conceder-me a honra de presidi-la, pois ela leva ‘ao poder do conhecimento’. É este o poder que vem primeiro e o que mais dura”, sintetizou.
     
    O novo presidente da ABRUEM, João Carlos Gomes, disse no discurso de posse que “um reitor é antes de tudo uma caixa de ressonância de anseios coletivos. Essa é uma das coisas que aprendi neste, que é meu segundo mandato à frente da UEPG e é isso que queremos ser para todas as universidades públicas estaduais e municipais”.
    Durante a cerimônia, que teve a participação dos reitores das 46 universidades estaduais e municipais ligadas à Associação, do presidente do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras, Gilberto Garcia, do deputado federal Afonso Camargo, que representou a Câmara dos Deputados, do ex-reitor da UEG, José Izecias de Oliveira, que representou o senador Marconi Perillo, e do representante do Ministério da Saúde, Francisco Eduardo de Campos, João Carlos Gomes disse que a ABRUEM tem como metas para o próximo biênio a busca por uma maior participação no Orçamento da União para que as universidades estaduais e municipais garantam a manutenção dos 900 mil alunos na graduação, a diminuição das exigências que dificultam a entrada das estaduais e municipais na concorrência por recursos de editais de fomento federal, bem como o fim da obrigatoriedade da contrapartida por parte das instituições representadas pela Associação.
     
    O presidente destacou o papel das instituições de ensino superior estaduais e municipais. “Nossas universidades são as principais responsáveis por uma das grandes bandeiras do ensino superior no País, que é a sua interiorização. Nossa vocação representa a democratização do ensino universitário de qualidade, a melhoria do IDH de cidades muitas vezes distantes, a fixação do homem no interior e a modificação do perfil socioeconômico das regiões”.
    O primeiro compromisso do novo presidente da ABRUEM foi uma reunião administrativa no período da tarde, quando foram tratados assuntos de interesse das IES, como a Audiência Pública marcada para hoje (08), às 9 horas, no Plenário Florestan Fernandes, com a Comissão de Educação e Cultura do MEC. Na ocasião será discutido o Programa do Governo Federal para apoio ao desenvolvimento, financiamento e consolidação das IES mantidas pelos Estados e Municípios.
     
    Nova diretoria
    A nova diretoria da ABRUEM é composta pelos reitores Carlos Alberto Callegaro (Universidade Estadual do Rio Grande do Sul/UERGS); Dacio Rocha Brito (Universidade Estadual de Alagoas/UNEAL); e Taisir Mahmudo Karim (Universidade do Estado de Mato Grosso/UNEMAT) como titulares do Conselho Deliberativo. Suplentes: Gilberto Arruda (UEMS); José Augusto Oliveira (UEMA); e Vítor Hugo Zanette (UNICENTRO).
     
    Os titulares do Conselho Fiscal são: Odilon Luiz Poli, reitor da Universidade Comunitaria de Chapeco/UNOCHAPECO; Milton Marques de Medeiros, reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte/UERN; e Valéria Madeira Martins Ribeiro, reitora da Universidade Estadual do Piaui/UESPI. Suplentes: Carlos Fernando Caiado (UPE); Décio Sperandio (UEM); e José Tadeu Jorge (UNICAMP). Como secretário executivo da Associação foi designado o professor Carlos Roberto Ferreira (UEPG). (Dirceu Pinheiro)