Municípios já podem se inscrever para o 'Unimontes Solidária'

     

    Já podem ser efetuadas, na Universidade Estadual de Montes Claros, as inscrições dos municípios interessados em sediar a próxima etapa do projeto “Unimontes Solidária”, a partir de julho. O prazo vai até o dia 13 de junho e, no processo de seleção, serão priorizadas as cidades que ainda apresentam indicadores socioeconômicos abaixo da média estadual. As inscrições devem ser feitas junto à Coordenadoria de Extensão Comunitária, da Pró-Reitoria de Extensão.
     
    O município interessado em participar desta nova etapa deverá encaminhar um ofício ao reitor com uma justificativa sobre a necessidade em receber o projeto, além de relacionar todos os dados socioeconômicos, tais como: Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), número de habitantes (sede e zona rural) e estrutura de funcionamento dos serviços básicos – saúde, educação, meio ambiente e assistência social.
     
    Nesta etapa serão selecionados dois municípios. Após as inscrições, equipe da Pró-Reitoria de Extensão realizará visita aos municípios inscritos para análise técnica. O resultado da seleção será divulgado no dia 25 de junho.
     
    Implantado em 2003, na primeira gestão do atual reitor, professor Paulo César Gonçalves de Almeida, o “Unimontes Solidária” é um projeto extensionista voltado para a melhoria da qualidade de vida nos municípios das regiões do Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha. Com a participação de professores e acadêmicos, são desenvolvidas diversas ações de inclusão social nas áreas de cidadania, educação, esporte e lazer, meio ambiente e saúde. Em pouco mais de cinco anos, foram atendidas 70 mil pessoas em 17 municípios.
     
    Ampliação - Em seus quatro primeiros anos de funcionamento, o projeto foi desenvolvido apenas no período de recesso letivo (janeiro e julho). A partir de 2008, por orientação do reitor Paulo César de Almeida, em sintonia com as demandas dos municípios atendidos, a Universidade está ampliando o número de visitas.
     
    Ao invés de atender as cidades apenas uma vez por ano, as equipes do ‘Unimontes Solidária’ promovem pelo menos mais duas novas visitas, o que permite avaliar os resultados das primeiras ações desenvolvidas, monitorá-las e detectar novas necessidades.
     
    Outras informações podem ser obtidas junto à Pró-Reitoria de Extensão, sala 204, Prédio da Reitoria – Campus Universitário Professor Darcy Ribeiro, ou pelo endereço eletrônico extensao.comunitaria@unimontes.br.