Unimontes inaugura Centro de Arte, Cultura, Música e Turismo no campus de Januária

    Acontece nesta sexta-feira (30/05), às 20 horas, a solenidade de inauguração do Centro de Arte, Cultura, Música e Turismo ‘Zizi Aquino’, implantado junto ao campus da Universidade Estadual de Montes Claros em Januária, no Norte de Minas. Construído com recursos liberados pelo Ministério do Turismo, o centro terá o seu funcionamento assegurado através de convênio celebrado entre a Unimontes e a Prefeitura, contando, ainda, com o apoio do Governo de Minas.

     

    Entre outros serviços oferecidos pela comunidade destacam-se as aulas de instrumentos e canto, oficinas de artes plásticas e cênicas, cursos para professores do ensino médio e fundamental e suporte aos turistas.

     

    A sessão solene será presidida pelo reitor da Unimontes, professor Paulo César Gonçalves de Almeida, contando, ainda, com a participação do prefeito Sílvio Aguiar e demais autoridades, além de professores, acadêmicos, convidados e familiares da homenageada.

     

    “Estamos resgatando, na verdade, um antigo sonho da comunidade local e, por outro lado, promovendo o justo reconhecimento a Zizi Aquino, uma das grandes benfeitoras da educação em Januária”, observa o professor Paulo César de Almeida, acrescentando, ainda, que “a arte e a cultura constituem-se como instrumentos valiosos de inclusão social, além do que o Centro poderá ensejar a descoberta de novos talentos”.

     

    Zizi Aquino (in memoriam) foi professora da rede pública de ensino e regente das duas primeiras orquestras de mulheres de Januária. Faleceu em 1999 e, três anos depois, com a adesão da Unimontes, a população iniciou uma campanha para a criação de uma escola de música no município em sua homenagem.

     

    Como funcionará - O Centro de Arte, Cultura, Música e Turismo Zizi Aquino foi construído na área do Campus da Unimontes em Januária. O prédio conta com um salão principal, quatro salas de aula, recepção e sanitários – dois deles adaptados para portadores de necessidades especiais.

     

    A partir deste mês, serão oferecidas à comunidade aulas de iniciação musical (piano, violão, violino, saxofone, flauta e canto), além de cursos de arte/educação para docentes da rede pública, oficinas de artes plásticas e cênicas. Haverá, ainda, um posto de referência para atendimento e orientação dos turistas. As atividades serão ministradas por professores e acadêmicos do curso de Artes da Unimontes. Inicialmente, serão atendidas crianças e adolescentes entre 10 e 17 anos, vinculados aos projetos sociais “Caic” e “Servir”, além de pessoas da comunidade, a partir dos 8 anos, selecionadas através de entrevistas.

     

    Em Januária, a Unimontes oferece os cursos de Educação Física (Licenciatura), Letras/Inglês e Letras/Português, com cerca de 470 alunos matriculados. São ministrados, ainda, os cursos de Técnico de Higiene Dental (THD) e de Agente Comunitário de Saúde, através da Escola Técnica de Saúde, do Centro de Ensino Médio e Fundamental.