Inscrições abertas para pós-graduação de estrangeiros no Brasil

    Estão abertas as inscrições para o Programa de Estudantes-Convênio de Pós-Graduação (PEC-PG). Administrado conjuntamente pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT), pelo Departamento Cultural do Ministério das Relações Exteriores e pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o programa possibilita a realização de pós-graduação em instituições de ensino superior brasileiras, por professores universitários, pesquisadores, profissionais e graduados do ensino superior dos países com os quais o Brasil mantém Acordo de Cooperação Educacional, Cultural ou de Ciência e Tecnologia.

    Os benefícios incluídos no programa são, além da bolsa de Mestrado ou Doutorado com início em 2009, a concessão do retorno ao país de origem para o bolsista que comprovadamente concluir o curso orientação acadêmica especial por parte das coordenações dos cursos de pós-graduação e assistência médica, odontológica e farmacêutica no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

    Para concorrer à bolsa o candidato não pode ter visto permanente no Brasil e é preciso que tenha obtido o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (CELPE-Bras), se de país não-lusófono.

    As inscrições podem ser feitas até o dia 31 de julho deste ano, por meio do Formulário On line , disponível no endereço www.capes.gov.br