ABRUEM participa de Conferência de Educação Superior na Colômbia

     

     Abruem participa de Conferência de Educação Superior na Colômbia

     

                  O evento destacou entre seus objetivos o estímulo para uma visão regional que resulte no avanço da qualidade da educação superior na região

                Como presidente da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais, o reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), João Carlos Gomes, participou da Conferência Regional de Educação Superior na América Latina e no Caribe – CRES 2008, que teve desenvolvimento em Cartagena de Índias (Colômbia), nos dias 4, 5 e 6 de junho. Organizado pelo Instituto Internacional para a Educação Superior na América Latina e no Caribe (IESAL/ NESCO) e pelo Ministério da Educação Nacional da República da Colômbia, com apoio da Associação Colombiana de Universidades (ASCUN), o evento reuniu mais de 3.500 delegados para analisar os objetivos e oportunidades que podem ser aplicados na educação de nível superior em países da América Latina, Caribe, além da Espanha.

            Ao longo da conferência, ganharam destaque temas relacionados à ciência e tecnologia, qualidade e responsabilidade social das universidades latino-americanas. Para João Carlos Gomes, a oportunidade de participar da conferência significa compartilhar e somar experiências que possam proporcionar dimensões novas para o ensino superior. “Somente através de esforços conjuntos e de análises profundas da realidade do ensino superior praticado no Brasil e nos países latino-americanos é que podemos visualizar as possibilidades para sua valorização, qualidade e perspectivas diante dos desafios diários que se impõe para fortalecimento de suas ações”.

                 O programa da conferência abriu espaço, ainda, para a “Mostra de Livro Universitário da América Latina e Caribe em Educação”, que destacou a presença da Editora UEPG, com a divulgação de títulos como Formas Rochosas do Parque Estadual de Vila Velha; Práticas Pedagógicas nas Séries Iniciais”, Patrimônio Natural dos Campos Gerais do Paraná, Cinco Histórias Convergentes e D. Pedro II – Diário de Visita à Província do Paraná. Durante a realização do CRES 2008, os participantes puderam apreciar, ainda, a “Mostra Internacional sobre Educação Superior, Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento”, que apresentou práticas que se encontram entre as melhores da Região Latino-americana e caribenha.

     

     

    Propostas e apoio.

              Entre os objetivos da CRES 2008, a organização do evento destacou a elaboração das propostas regionais para apresentação no programa da Conferência Mundial de Educação Superior 2009; o estímulo para uma visão regional que resulte no avanço da qualidade da educação superior na região; e a análise dos futuros cenários da educação superior na região e no mundo. Essas propostas trazem em seu conjunto o intuito de propor aos governos políticas pertinentes para a educação, a criação de espaços para a apresentação de práticas acadêmicas em gestão de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Humana; reafirmar o princípio da educação superior como constitutiva de valores fundamentais ao desenvolvimento humano, à justiça social e à cultura de paz; e garantir a sua inclusão na agenda política dos países da região.  Para a realização da conferência, a Espanha garantiu recursos através da Agência Espanhola de Cooperação Internacional (AECID), vinculada ao Ministério de Assuntos Exteriores e de Cooperação daquele País, e do Centro Extremo de Estudos e Cooperação com a Iberoamérica (CEXECI).