Apresentação da Experiência do PROESF pela Profa. Dra. Ângela Soligo no PDE.

     

        Representando a ABRUEM, a Profa. Dra. Ângela Soligo, Coordenadora do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Unicamp, apresentou a experiêcia do PROESF – Curso de Pedagogia para Professores em Exercício na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental da Região Metropolitana de Campinas-SP.

        A professora iniciou destacando os elementos do PROESF que guardam coerência com o PDE, enfalizando o seu caráter de formação inicial e continuada, a articulação entre a Universidade Pública, as Secretarias de Educação dos Municípios e a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia, a relação teoria-prática e o professor como produtor de conhecimentos.

        Entre as características do PROESF, enfatizou seu caráter presencial e ao mesmo tempo inovador, na medida em que a organização curricular tem como norte o cotidiano da escola e da sala de aula, a partir do qual desenvolvem-se as reflexões teóricas; o estágio – em serviço – é componente sempre presente dos conteudos deisciplinares.

        Outros componentes curriculares foram destacados: as Atividades Culturais, que visam ampliar os horizontes culturais dos alunos/professores e aproximá-los dos grandes debates contemporâneos no campo da Educação; o Memorial de Formação como Trabalho de Conclusão de Curso, em que o aluno/professor revê/reconstrói sua trajetória pessoal, profissional e de formação, refeltindo sobre os elementos constitutivos dessa trajetória e a partir de interlocutores teóricos. Os processos de ressignificação e mudança das práticas pedagógicas são constitutivos necessários dos memoriais.

        A professora, finalmente, deu destaque à atuação dos Assistentes Pedagógicos do Programa que, optando por um modelo alternativo à tutoria, selecionou professores das redes municipais conveniadas, com formação em Pedagogia, que cursarem um Programa de Especialização em tempo integral na Unicamp, durante 6 meses e, a partir da conclusão dessa etapa, passaram, sob supervisão e aconpanhamento constante dos docentes da Falculdade de Educação, a atuar como professores nas disciplinas do Curso. Como professores das redes, plenos de uma vivência atual do cotidiano das escolas, os Assistentes Pedagógicos foram mediadores privilegiados no processo de formação dos professores/alunos do PROESF.

        O PROESF tem, segundo os Secretários Municipais de Educação da RMC, produzido reflexos importantes nas escolas, que apontam para a melhoria da qualidade da educação de crianças de 0 a 10 anos.

                     Angela Fatima Soligo - Unicamp; Marilia C. Motta - secretaria de educação de Campo Grande; José Fernandes de Lima - Secretario de Estado da Educação de Sergipe; Reitora Malvina Tuttman - UNIRIO; Miguel Rosa Filho - secretario municipal de educação de Nova Cruz - RN; Edvania B Rodrigues - representante da Secretaria de Educação de Goiás e o coordenador da mesa Romeu Welinton Caputo SEB/MEC.