Professor da Unimontes lança livro sobre vinda da Família Real ao Brasil.

     

        Nesta quarta-feira (13/08), às 19h30, no auditório do prédio 2 do Campus Universitário Professor Darcy Ribeiro, acontecerá o lançamento oficial do livro “1808-2009: Interseções”, de autoria do professor Alysson Luiz Freitas de Jesus, do departamento de História, vinculado ao Centro de Ciências Humanas (CCH) da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).

        Atualmente doutorando na Universidade de São Paulo (USP), o autor propõe uma análise entre a história e a literatura a partir de uma abordagem ficcional que lança mão de alguns fatos verdadeiros sobre a vinda da Família Real ao Brasil. Neste ano, o País está comemorando os 200 anos do importante fato histórico.

        “O objetivo central desse texto é proporcionar, de forma criteriosa e humorada, factual e irônica, uma aproximação com a História, uma ciência tão fascinante e tão ampla que torna possível e imperativo esse tipo de desafio", explica o professor Alysson de Jesus.

        Ele reforça que o livro apresenta uma ficção, amparada em fatos e personagens históricos sobre a chegada da Família Real ao Brasil em 7 de março de 1808. “Há uma mistura de realidade e fantasia, de história e ficção, aproximando os leitores do fato, estabelecendo uma conexão entre o ano de 1808 e os dias atuais”, acrescenta.

     

          

            Professor Alysson Luiz Freitas de Jesus                                   Esquadra portuguesa