Sucesso da Unimontes no Enade 2007 reflete esforços da comunidade acadêmica.

     

        “O sucesso alcançado pela Unimontes no Enade 2007 traduz a união de esforços para a oferta de um ensino de qualidade, além de confirmar, mais uma vez, que estamos entre as melhores universidades públicas do país”. A afirmação foi feita pelo reitor da Universidade Estadual de Montes Claros, professor Paulo César Gonçalves de Almeida, durante reunião realizada em 7 de agosto, com integrantes da administração superior, além de coordenadores de cursos e chefes de departamentos acadêmicos. O encontro teve como objetivo a apresentação e discussão do relatório elaborado pelo Ministério da Educação (MEC) sobre a performance da instituição no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade/2007).

         A Unimontes teve sete cursos avaliados – Agronomia, Educação Física (Montes Claros e Januária), Enfermagem, Medicina, Odontologia, Serviço Social e Zootecnia – e todos obtiveram as notas máximas (4 ou 5), alcançando mais uma vez posição de destaque em Minas Gerais e no País. Segundo o professor Paulo César de Almeida, o desempenho excepcional dos acadêmicos é fruto da soma de diversos fatores e refletem, sobremaneira, o alto nível da formação dos professores, a qualidade da estrutura funcional da Universidade e sua produção científica. “O aluno é diretamente avaliado pelo exame, mas todos os mecanismos que influenciam em sua formação são inseridos nos conceitos dos cursos. Dessa forma, nada mais justo do que ressaltar que o sucesso da Universidade traduz o esforço coletivo pela excelência na qualidade do ensino”, observa o reitor.

        Na mesma oportunidade, a pró-reitora de Ensino, professora Maria Ivete Soares de Almeida, ao apresentar os números conquistados pela Unimontes no Enade, através do relatório individual de cada curso, lembrou que a participação da instituição cumpre, também, as diretrizes estabelecidas pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Ela destacou, também, as médias das notas conquistadas pelos ingressantes e concluintes dos cursos avaliados, considerando “extremamente positivo o rendimento dos alunos da Unimontes, uma vez que, em praticamente todos os cursos, eles superaram a média nacional”.

        Ao cumprimentar professores, servidores técnico-administrativos e acadêmicos envolvidos no processo de avaliação do Enade, o vice-reitor e superintendente do Hospital Universitário Clemente de Faria, professor João dos Reis Canela, destacou o fato de a Unimontes “sustentar o bom desempenho em todas as avaliações que têm sido promovidas”. Segundo o professor João Canela, “isso é conseqüência da perseverança, da luta e das gestões permanentes ao longo de quase cinco décadas no ensino superior norte-mineiro”.

        CONCEITOS MÁXIMOS – Dos sete cursos da Unimontes avaliados pelo Enade/2007 quatro conquistaram nota cinco, a mais alta no exame: Agronomia/Janaúba, Enfermagem, Educação Física/Montes Claros e Serviço Social (o único com nota 5 entre os 50 avaliados em Minas Gerais). Já os cursos de Educação Física/Januária, Medicina, Odontologia e Zootecnia alcançaram nota máxima (4).