SETI e CONAES celebram parceria para implantação do SINAES no Sistema Estadual de Educação Superior do Paraná

       O primeiro termo de cooperação técnica entre a Comissão Nacional de Avaliação da Educação e o Conselho Estadual de Educação do país foi assinado, na última quarta-feira, dia 20, durante a realização do ‘II Seminário Internacional de Avaliação da Educação Superior’ que teve desenvolvimento em Brasília. No evento, o Estado do Paraná, através da Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e do Conselho Estadual de Educação do Paraná (CEE) celebrou parceria com a Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes) para viabilizar a implantação e a consolidação, no âmbito da educação superior do Sistema Estadual de Educação do Paraná, o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), nos termos do Art. 9°, Incisos VI e VIII e do Art. 40 da Lei n° 9.394, de 20 de setembro de 1996, da Lei Federal n° 10.861.

       A celebração da parceria foi realizada por Sérgio Franco, presidente do Conaes; por Oscar Alves, do Conselho Estadual de Educação do Paraná; e por Sonia Adum, representando Lygia Puppato, secretária de Ciência e Tecnologia do Estado do Paraná (Seti). Há mais de um ano a Comissão Estadual de Avaliação da Educação Superior do Paraná (CEA) vinha discutindo sobre a necessidade e a importância desse acordo para que, em nível estadual, os processos avaliativos e de regulação pudessem ser viabilizados, atendendo às diretrizes do Sinaes e as particularidades do sistema estadual.

       As palestras, mesas redondas e grupos de trabalho do encontro permitiram o diálogo entre os participantes e a Conaes. Essa interação fortaleceu a urgência do estabelecimento desse acordo em âmbito nacional, tornando o momento da assinatura do acordo como de honra e satisfação para todos os presentes no seminário, particularmente, para os representantes do Paraná – João Carlos Gomes, reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e presidente da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem); Oscar Alves, do Conselho Estadual de Educação; Sonia Adum, coordenadora de Ensino Superior do Paraná e presidente da Comissão Estadual de Avaliação da Educação Superior do Paraná; e de Mary Ângela Brandalise, presidente da Comissão Própria de Avaliação da UEPG e membro da CEA.