Fórum de Reitores da Abruem destaca o tema 'Pesquisa e Pós-Graduação'.

      

         Com o tema “Pesquisa e Pós-Graduação”, a Abruem promove a realização do 43° Fórum Nacional de Reitores da Abruem, em conjunto com a Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) e com a Universidade de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal). Em sua quadragésima terceira edição, o evento ganha espaço no Hotel Jatiúca, Maceió (AL), nos dias 8, 9 e de10 de outubro próximo. A abertura do Fórum destaca a palestra “O Cenário de Alagoas e a Educação Superior” (8/10), que será proferida pelo professor Cícero Péricles de Carvalho, doutor em Economia e Sociologia Agrárias pela Universidade de Córdoba (1997). Atualmente é  professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEAC) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

     

        “As Agências de Fomento –(APICE) Associação Panamericana de Crédito Educativo” (9h) é o tema da palestra que abre programação do dia 10, destacando a presença de Mario Zaldivar Rivera, vice-presidente da APICE e secretário executivo do CONAPE – Comisión Nacional de Préstamos para la Educación de Costa Rica. Para a tarde, o programa marca os temas “Educação a Distância” (14h) que será apresentado por Fernando José Spanhol, diretor da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED); e “Experiências no Uso de TI na Área Acadêmica – Estudo de Caso” (15h30), por Marcio Luiz Bunte de Carvalho, pró-reitor de Tecnologia da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e membro da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED). O programa fecha com a Reunião do Conselho Pleno, às 17h30.

     

        O programa do último dia do Fórum inicia com o  tema “Avanços da Pesquisa e Pós-Graduação no Brasil – Realidades e Perspectivas” (9h) que será desenvolvido por Emídio Cantídio, da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Na seqüência, o evento apresenta os temas “Nova Capes e a Formação de Professores” (14h), por José André Angotti, coordenador geral de Desenvolvimento de Conteúdo Curricular e Modelos Experimentais; e “Formação de Professores em Tempos de Globalização” (15h40), com apresentação da professora Helena Costa Lopes de Freitas, coordenadora geral de Apoio à Formação e Capacitação Docente da Educação Básica. Após cada uma das palestras, a coordenação do Fórum abre debate sobre os temas em questão.