Uenf tem conceito máximo em Zootecnia no Enade.

        No ano em que a avaliação do MEC foi a mais rigorosa , com redução de conceitos máximos e ampliação de conceitos mínimos, o curso de Zootecnia da Uenf foi um dos três no Brasil que obtiveram nota máxima no Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes). No Estado do Rio, nenhum outro curso de Zootecnia atingiu o “conceito preliminar” 5. Este conceito é um novo indicador de avaliação do ensino superior que considera basicamente três critérios: o desempenho dos alunos no Exame do MEC; a diferença de desempenho entre ingressantes e concluintes; e parâmetros relativos à qualidade do corpo docente e à percepção dos alunos quanto à estrutura do curso.

        No Estado do Rio, entre 240 cursos avaliados, apenas quatro obtiveram conceito máximo. Os cursos de Agronomia e Medicina Veterinária da Uenf também foram avaliados, e obtiveram “conceito preliminar” 3. No Brasil, A nota máxima foi atribuída a apenas dois cursos de Agronomia e três de Veterinária. A escala do Enade varia de 1 a 5. Os conceitos 3, 4 e 5 atendem às condições estabelecidas pelo MEC, dispensando visitas de supervisão.

        Diferenciais - O curso de Zootecnia é um dos mais recentes da Uenf, tendo sido implantado em 2003. Como a primeira turma se formou em 2007, só então o curso foi avaliado pelo MEC. São 28 vagas anuais.  Tal como ocorre com os demais cursos da Uenf, todos os professores da Zootecnia têm doutorado e desenvolvem projetos de pesquisa, o que tende a se refletir na qualidade do ensino. A ênfase no programa de Iniciação Científica, traço característico da Uenf (reconhecido inclusive pelo CNPq em 2003), também contribui para a boa formação dos estudantes.

        A coordenadora do curso, professora Rita da Trindade Nobre Soares (foto), ficou muito feliz com o resultado, obtido logo na primeira avaliação do MEC. Já o reitor Almy Junior lembra que a Zootecnia é uma das possibilidades da Uenf para seu futuro campus em Itaperuna, no Noroeste Fluminense.

        — A Uenf tem sido uma referência de qualidade, não só na graduação, mas também na pós-graduação. E é essa qualidade que queremos expandir pela região, que está ávida por um desenvolvimento sadio e sustentável — opina Almy, cumprimentando professores, alunos e coordenação pelo resultado alcançado.

     

    Boas avaliações

        Esta não é a primeira vez que um curso de graduação da Uenf se situa entre os de melhor avaliação no Brasil. Em 2002, o antigo Provão destacou o curso de Agronomia da Uenf como o de melhor média em todo o país. O curso também foi conceito A (na escala de A até E) no Provão de 2003 e recebeu conceito 4 (escala de 1 a 5) no Enade de 2004.

        As Ciências Biológicas sempre tiveram o melhor conceito nas avaliações do MEC. O curso recebeu nota A no Provão de 2000 a 2003 e conceito 5 no Enade 2005. Naquele ano, as Ciências Sociais também tiveram nota máxima (5), enquanto Física, Matemática e Engenharia Civil receberam 4. O conceito máximo (5) também foi atribuído à Medicina Veterinária no Enade 2004.

        O curso de Matemática recebeu conceito A no antigo Provão em 2003, enquanto a Engenharia Civil recebeu a mesma nota em 1998 e 1999.