Pesquisadores da Uenf aprovam mais 20 projetos na Faperj.

     

        Mais 20 projetos de pesquisadores da Uenf acabam de ser aprovados em cinco editais da Faperj. Entre eles estão dois projetos voltados para a promoção da cidadania da pessoa com deficiência; três para a produção e divulgação das artes; dois para difusão e popularização da ciência e tecnologia; dois para desenvolvimento de modelos de inovação tecnológica e social; e 11 para treinamento e capacitação técnica.

     

        O professor Mario Galvão de Queirós Filho é o coordenador do projeto “Educação e cidadania na Uenf: acessibilidade como pressuposto”. Já a professora Nadir Francisca Sant’Anna Nogueira foi contemplada com o projeto “Produção de esquemas em alto relevo para deficientes visuais nas áreas de Biologia Celular, Histologia e Embriologia”. Este projeto (foto) integra o Programa Parasitoses do Norte Fluminense.

     

        No edital de apoio à produção e divulgação das artes, o professor Marcelo Gantos foi contemplado com o projeto “Produção audiovisual e divulgação da ciência e o conhecimento do Norte Fluminense”. O professor Silvério de Paiva Freitas é o coordenador do projeto “Ciência e cidadania em forma de cinema e vídeo”. Já a professora Simonne Teixeira aprovou um projeto voltado para educação continuada em patrimônio e arte como forma de melhoria da qualidade do ensino de artes nas escolas públicas do Norte Fluminense.

     

        Os professores Carlos Eduardo Veiga de Carvalho e Reginaldo da Silva Fontes foram contemplados no edital de difusão e popularização da ciência e tecnologia. Carlos Eduardo Veiga apresentou o projeto “Ciências ambientais no Espaço da Ciência”. Já Reginaldo Fontes teve aprovado projeto voltado para a divulgação técnica e treinamento na área de inseminação artificial com tempo fixo em bovinos.

     

        A Reitoria cumprimenta todos os pesquisadores que submeteram projetos aos editais e também os que foram contemplados. A lista dos coordenadores contemplados nos outros editais é a seguinte:

     

    Desenvolvimento de Modelos de Inovação Tecnológica e Social – 2008

    Gabriel Henrique da Silva - “Reaproveitamento de resíduos da atividade pesqueira da região norte fluminense para produção de suplementos alimentares, moléculas bioativas e biopolímeros”;

    Luis Cesar Passoni – “Implantação de planta piloto agroindustrial integrada auto-sustentável para conversão de cana de açúcar”


    Treinamento e Capacitação Técnica (TCT) – 2008

    Alexandre Moura Stumbo – “Apoio à implantação de um laboratório de Espectrometria de emissão utilizando plasma acoplado indutivamente como fonte de excitação”

    Alexandre Pio Viana – “Sistemas de condução e de proteção de uva de mesa: opções para novas áreas de viticultura”

    Almy Junior C. de Carvalho – “Desenvolvimento De Tecnologias Para O Manejo De Espécies De Frutas E Flores De Interesse Para A Agricultura Do Norte Fluminense”

    Edésio José Tenório de Melo – “Efeitos toxicológicos comparativos entre células expostas a diferentes metais pesados in vitro e in vivo”

    Fernando Saboya Albuquerque Junior – “Estudos de fixação de estruturas off-shore com estacas torpedo”

    Lilian Maria Garcia Bahia de Oliveira – “Utilização das técnicas citometria de fluxo e snapshot para determinar fatores imunogenéticos associados a manifestação de doenças infecciosas e parasitárias”

    Luciano Pasqualoto Canellas – “Consolidação do núcleo de desenvolvimento de insumos biológicos para a agricultura (NUDIBA) do Norte Fluminense”

    Ricardo Moreira de Souza – “Controle Biológico do Gorgulho-da-goiaba (Conotrachelus psidii) e do Nematóide-da-goiabeira (Meloidogyne mayaguensis)”

    Rosana Aparecida Giacomini – “Auxilio técnico ao grupo de pesquisa de semioquímicos da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro”

    Teresa de Jesus Peixoto Faria – “Rede INFORIO- Acesso dos pobres a cidade informal e mobilidade residencial nas favelas: características da mobilidade residencial dos pobres e do mercado informal urbano no Estado do Norte Fluminense”

    Victor Haber Perez – “Aplicação de técnicas analíticas na caracterização de substratos e produtos durante o monitoramento de processo de obtenção de biodiesel por método não convencional”