Fórum Nacional de Reitores discute a pesquisa e a pós-graduação.

        Abordando a “Pesquisa e Pós-Graduação”, foi aberto na noite desta quarta-feira, 8, no Jatiúca Resort Hotel, o 43º Fórum Nacional de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais.

        O evento se estende até o dia 10 de outubro e é uma promoção da Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem) em parceria com a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), e Universidade Estadual de Alagoas (Uneal).

        O reitor da Uncisal, André Falcão, fez questão de ressaltar a hospitalidade dos alagoanos e comentou que “o momento é de grande complexidade na educação brasileira e particularmente em Alagoas”.

        O vice-governador do Estado de Alagoas, José Wanderley Neto, elogiou a iniciativa do tema abordado este ano e destacou a importância das instituições estaduais de ensino para a formação superior dos alagoanos.

        Representando o Conselho Nacional de Secretários de Educação, a secretária de Educação de Alagoas, Márcia Valéria, afirmou que “com uma boa educação básica é que se fortalecem as universidades”.

        O presidente da Abruem, João Carlos Gomes enfatizou a importância do tema abordado este ano comentando que “a pesquisa e a pós-graduação são as alavancas do desenvolvimento nacional e principalmente estadual. É preciso que todos se conscientizem que as maiores universidades brasileiras são estaduais”.

        Comunicação - Paralelamente também acontece até o dia 10 o I Encontro Nacional de Coordenadores de Comunicação das Universidades Estaduais e Municipais. Na programação serão discutidos os caminhos para a criação da Associação Nacional de Comunicação Corporativa para as Universidades Estaduais e Municipais e de uma agência de notícias da Abruem.

        No segundo dia do evento, a jornalista Luciana Constantino, do Grupo O Estado de São Paulo, profere a palestra “A Imagem das Universidades Estaduais e Municipais na Mídia Nacional”. Também serão realizadas mesas redondas com a proposta de discutir estratégias para valorizar as Instituições de Ensino Superior (IES) membros da Associação.