Reitores discutem o fortalecimento da pesquisa nas Universidades.

        Reitores das cinco Universidades Estaduais do Paraná participam, em Maceió, Alagoas, da 43ª edição do Fórum de Reitores da Abruem – Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais. Sob a presidência do reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa, João Carlos Gomes, a Abruem realiza o evento para debater os temas pesquisa e pós-graduação, reunindo reitores de instituições estaduais e municipais de todo o país até sexta-feira (10).

     

         A abertura do evento, na noite desta quarta-feira (08), no auditório do Hotel Jatiúca, contou com a presença do vice-governador José Wanderley Neto, de Alagoas, e de outras autoridades estaduais, a exemplo da reitora da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Ana Dayse Dórera da secretária estadual de Educação, Márcia Valéria Lira.

     

        O presidente Abruem, reitor João Carlos Gomes, disse que a pesquisa e a pós-graduação têm avançado significativamente no país e que a Abruem vem participando destas ações em 21 Estados da Federação, em parceria com 46 universidades, promovendo principalmente a interiorização do ensino superior.

     

        “Agora é necessário ampliarmos ainda mais a pesquisa e pós-graduação, fazendo com que as universidades cumpram com o seu papel social, com a formação técnica humanista, para que tenhamos o fortalecimento da pesquisa e pós-graduação de uma sociedade mais justa e desenvolvida”, disse João Carlos Gomes.

     

        O vice-governador de Alagoas, José Wanderley Neto, lembrou  do  momento difícil pelo qual passa a educação no país e, particularmente no estado de Alagoas, que ainda apresenta indicadores sociais desiguais. “Alagoas é uma terra de belezas e de um povo acolhedor e trabalhador. Temos a certeza de que com a união de todos e com o fortalecimento da educação, conseguiremos superar todas as dificuldades”, concluiu vice-governador.

     

        Também participaram da solenidade de abertura o reitor da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), Dário Rocha Brito; o reitor da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), André Falcão; o vice-presidente do Conselho das Universidades Brasileiras, Júlio Cesar da Silva e o professor Ironaldo Monteiro, que representou a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal). Durante a abertura dos trabalhos, o cantor Eliezer Setton interpretou os hinos Nacional e de Alagoas.

     

         Em seu pronunciamento, o reitor da Uncisal, André Falcão, destacou a importância do fórum para fortalecer as universidades, principalmente a Uncisal e Uneal, para enfrentar os desafios e ajudar o governo a desenvolver Alagoas. Por sua vez, o reitor Dacio Brito, deu boas-vindas aos reitores e autoridades presentes ao evento, salientando a necessidade do fortalecimento da pesquisa da pós-graduação com a descentralização de recursos para o trabalho de forma articulada por meio de redes, incluindo a Abruem e outras entidades, para que as universidades tenham condições de fomentar e promover a pesquisa e a pós-graduação.

     

        ”Desta forma, as instituições de ensino superior, notadamente a Uncisal e a Uneal, poderão contribuir significativamente para o desenvolvimento social”, disse Dacio Rocha Brito.

     

        A reitora Ana Dayse Dórea, parabenizou as duas universidades pela iniciativa de sediar o evento,  colocando-se à disposição para ajudar a Uneal, Uncisal e a Abruem no fortalecimento da educação em Alagoas e no Brasil.

     

        “Agora é necessário ampliarmos ainda mais a pesquisa e pós-graduação, fazendo com que as universidades cumpram com o seu papel social, com a formação técnica humanista, para que tenhamos o fortalecimento da pesquisa e prós-graduação de uma sociedade mais justa e desenvolvida”, disse João Carlos Gomes.

     

        Após o pronunciamento das autoridades, o presidente da Abruem entregou placas em homenagem de agradecimento a personalidades que contribuem para o desenvolvimento do ensino superior no Brasil, a exemplo dos ex-reitores José Onofre Cunha,  Anselmo Fábio de Moraes e o atual, além dos reitores da Uneal Dacio Brito, vice-reitora Laudirege Fernandes, reitor da Uncisal, José André Falcão.

     

       
        No encerramento da abertura do fórum, o professor e economista da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Cícero Péricles, proferiu palestra sobre a economia alagoana desde o Brasil Colônia, destacando os índices sociais negativos no Estado.