UVA prepara programação comemorativa de seus 40 anos.

    A Universidade Estadual Vale do Acaraú completa 40 anos de fundação em 23 de outubro. O Reitor da UVA, professor Antonio Colaço Martins, instituiu a Semana Comemorativa – UVA 40 anos, que acontecerá no período de 20 a 24, com uma programação voltada para atividades nas áreas de pesquisa, ensino e extensão e atividades esportivas e culturais. Convidados de vários Estados, onde a UVA mantém cursos descentralizados participarão, vindos do Amapá, Pará, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba, Sergipe e Goiás. Durante a Semana Comemorativa será realizadas, também, as solenidades acadêmicas de Colação de Grau dos formandos 2008.1 e a outorga do Título de Doutor Honoris Causa à personalidades que contribuíram para o desenvolvimento da Universidade.

     

    A Semana Comemorativa começa com a abertura do III Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa e do X Encontro de Iniciação Científica. Estudantes de graduação e de pós-graduação, professores e pesquisadores da UVA e de outras Instituições de Ensino Superior, apresentarão seus trabalhos até o dia 22, no Espaço Cultural do Curso de Direito, no campus da Betânia. Ainda no dia 20, o presidente da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP), professor Tarcísio Pequeno, falará aos participantes sobre o temaUniversidade, Conhecimento e Desenvolvimento Social”.

     

    O II Seminário de Integração da UVA, que acontece durante a Semana Comemorativa, de 22 a 24, contará com várias atividades: a Feira de Extensão, que será aberta na manhã do dia 22 e envolverá os Institutos Parceiros da UVA que apresentarão suas experiências pedagógicas em cada Estado; o I Encontro Pedagógico que terá como tema central “A UVA e sua missão: Práticas Pedagógicas Relevantes”, será realizado nos períodos manhã e tarde do dia 23, com espaço para a apresentação de trabalhos dos representantes das Instituições Parceiras; e o V Encontro de Iniciação à Docência, que será realizado no dia 24, apresentando trabalhos dos alunos-monitores dos cursos de graduação da UVA.

     

    No dia 23 de outubro, data do aniversário da Universidade, será celebrada Missa em Ação de Graças, aberta à comunidade, na Igreja da , pelo Bispo Diocesano de Sobral, Dom Fernando Saburido.

     

    Na noite de 24 de outubro, ocorrerá Sessão Solene do Conselho Universitário, quando serão outorgados Títulos de Doutor Honoris Causa a personalidades que contribuíram com a história da Universidade: o Governador do Estado, Cid Gomes e o Deputado Estadual e ex-Reitor da UVA, José Teodoro Soares.

     

    No dia 24, serão entregues as premiações para os vencedores do I Festival Universitário da Canção, para o ganhador do Concurso de Redação UVA 40 anos e para as equipes vencedoras dos Jogos Universitários. Ainda durante a Semana Comemorativa, acontecerá o ProgramaUVA de Portas Abertas”, com visitas aos campi da Betânia, Derby, Junco e CIDAO e, ainda, passeios pelo centro histórico de Sobral. A Programação Cultural, que começará no dia 22 e irá até 24 de outubro, contará com apresentações de grupos folclóricos do Rio Grande do Norte, Pará, Amapá e Maranhão, no campus da Betânia e com a Exposição de Arte Indígena do Pará, no Memorial da Educação Superior de Sobral (MESS), no campus da CIDAO.