Reitor da UEPG será condecorado com a medalha Santos Dumont.

        O Reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), professor João Carlos Gomes, será homenageado com a Medalha Santos Dumont, grau ouro, em solenidade que será realizada amanhã, dia 23, às 11h, na Fazenda Cabangu, município de Santos Dumont (MG). Trata-se de uma outorga do Governo de Minas Gerais que faz uma homenagem a pessoas e entidades que se destacam em diferentes áreas. A homenagem ao reitor da UEPG ocorreu através de indicação da professora Janete Gomes Barreto Paiva, reitora da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG).
         
         Na Fazenda Cabangu, onde nasceu Santos Dumont, João Carlos Gomes recebe a honraria, na cerimônia que destaca a presença de Aécio Neves, governador de Minas Gerais. “Sinto-me honrado em participar de uma solenidade que nos privilegia como uma honraria de grande responsabilidade porque traz o nome de Santos Dumont, um grande brasileiro”. O Reitor da UEPG agradece, ainda, aos convidados do Conselho Permanente da Medalha pela indicação do seu nome à honraria.
         
         Criada em 1956, pelo então presidente Juscelino Kubitschek (Lei n° 1493, de 16 de outubro de 1956), a Medalha Santos Dumont será entregue no dia 23, por se tratar da data comemorativa aos 98 anos do primeiro vôo da Aeronave 14 BIS (23 de outubro de 1907), realizado por Alberto Santos Dumont, em Paris. Na época da sua criação, a medalha premiava os cidadãos brasileiros e estrangeiros com relevantes serviços prestados à Aeronáutica. Hoje, a honraria se estende às pessoas que se destacam em diversas áreas de atuação através de ações e serviços prestados à comunidade e pela contribuição para o desenvolvimento do país.
         
        A Medalha Santos Dumont é conferida por decreto do Governador de Minas Gerais, anualmente, na Semana da Asa. Para a concessão da honraria, atende-se à proposta do Conselho da Medalha da Inconfidência que, para esse fim, poderá convidar, para participar de reunião especial, o Chefe de Estado Maior da Aeronáutica, o Diretor do Departamento de Aeronáutica Civil, o Diretor da Aeronáutica da Marinha, o Comandante da Divisão Aero-Terrestre (Para-quedistas) do Exército e o Presidente do Aero Clube do Brasil.
         
        A Medalha Santos Dumont compreende o Grande Colar da Medalha Santos Dumont; e Medalhas Santos Dumont Grau ouro, prata e bronze. Para a homenagem 2008, foram destacados 142 nomes, que recebem a Medalha Santos Dumont. Na categoria ouro (30 nomes), prata (42 nomes) e bronze (70 nomes).