Unimontes coordena aplicação de provas da Olimpíada Brasileira de Matemática neste sábado.

        Serão realizadas neste sábado (8), as provas da segunda fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), em nível nacional. A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) é responsável pela aplicação dos testes em 87 municípios do Norte de Minas, com a participação de 9.963 estudantes matriculados em 534 escolas do ensino fundamental e médio.

     

        A aplicação dos testes envolve 581 pessoas, entre fiscais, coordenadores e pessoal de apoio. A maior parte é formada por acadêmicos dos diversos cursos de graduação da Unimontes, principalmente da área de Ciências Exatas (Matemática e Sistemas de Informação).

     

        Em relação à primeira fase, as provas foram realizadas em 29 de agosto. Na região do Norte de Minas, foram inscritos 221.043 estudantes, dos quais 9.963 se classificaram para a segunda e última etapa, sendo 1.918 de Montes Claros e 8.045 dos demais municípios.

     

        As atividades no âmbito da Unimontes são coordenadas pelo professor Antônio Wilson Vieira, do departamento de Ciências Exatas, vinculado ao Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CCET). Ele explica que, na primeira fase, as provas foram realizadas em todas as escolas inscritas, sob responsabilidade dos próprios estabelecimentos de ensino. Na etapa deste sábado, os testes serão aplicados em uma escola de cada cidade da região.

     

        Em nível nacional, a Olimpíada é organizada pela Sociedade Brasileira de Matemática e pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa). Em todo o País, foram inscritos 18 milhões de estudantes de escolas públicas do ensino fundamental e médio. Além de medalhas (ouro, prata e bronze), os melhores colocados vão receber bolsas de iniciação científica do Conselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O resultado final será divulgado em fevereiro de 2009.