5º Fórum de Biotemas na Educação Básica vai debater saberes transdisciplinares.

        Tendo como tema central “Saberes transdisciplinares: Veredas da Vida", a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), em parceria com a Escola Estadual Professor Plínio Ribeiro, realizará a partir do dia 10, o 5º Fórum de Biotemas na Educação Básica. As atividades prosseguem até o dia 14 e, entre os principais objetivos do evento está a integração do ensino superior com a educação básica nas diversas áreas do conhecimento, além de incentivar e divulgar a produção científica no âmbito dos cursos de graduação da Unimontes.

     

        O evento envolverá cerca de 400 acadêmicos da Unimontes e três mil alunos dos ensinos fundamental e médio. Também participam como instituições parceiras a Escola Estadual Professor Alcides de Carvalho (Polivalente) e o Centro Estadual de Educação Continuada (Cesec).

     

        A solenidade de abertura, prevista para esta segunda-feira (10), às 19h30, será realizada no auditório do prédio 2 do Campus Universitário Professor Darcy Ribeiro, devendo ser presidida pelo reitor da Unimontes, professor Paulo César Gonçalves de Almeida.  Em seguida, será ministrada palestra pelo professor Osmar Pereira Oliva, coordenador do mestrado em Letras/Estudos Literários.

     

        No âmbito da Universidade, as atividades são coordenadas pelo departamento de Estágios e Práticas Escolares, do Centro de Ciências Humanas (CCH). Conforme programação, haverá minicursos, oficinas, palestras e apresentação de pôsteres científicos, além de trabalhos de campo e visitas técnicas.

     

        PROGRAMAÇÃO – Na terça-feira (11), a partir das 8 horas, as palestras serão ministradas no auditório da Escola Estadual Professor Plínio Ribeiro, prosseguindo até sexta-feira (14). No mesmo período, os minicursos e oficinas serão realizados (em tempo integral) no Campus Universitário Professor Darcy Ribeiro.

     

        Já na quarta-feira (12), haverá, ainda, a apresentação de pôsteres dos trabalhos científicos, a partir das 9 horas, na Escola Estadual Professor Plínio Ribeiro. Às 19h30, no auditório do prédio 2 do campus-sede, acontecerá mesa redonda para debate do tema “A Bioética como instrumento de formação de cidadãos”. Também na quarta-feira, a partir das 8 horas, no auditório do prédio 1 do campus-sede, acontecerá o simpósio “Machado de Assis, Sempre!”, sob a coordenação do professor Osmar Pereira Oliva.