Ministro da Ciência e Tecnologia recebe reitores da ABRUEM.

        O ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Machado Rezende, recebeu ontem (18), reitores de instituições de ensino superior estatuais e municipais e o presidente da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estatuais e Municipais, reitor João Carlos Gomes. Também estavam presentes o presidente do CNPq, Marco Antônio Zago e o Assessor do Ministro, Ronaldo Mota.

        O objetivo do encontro foi buscar apoio para o fim de contrapartidas em emendas parlamentares e discutir o programa de pesquisa em biodiversidade da Amazônia, editais do CNPq, FINEP, entre outros temas.

         "Atendemos desde o surgimento das universidades estaduais, o que o governo busca hoje, que é investir e incentivar a interiorização do ensino superior no Brasil", disse João Gomes.

        "A articulação entre o governo federal e os governos estaduais melhorou muito nestes últimos anos, existe também um esforço deliberado do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), que é defendido pelos governos estaduais por meio das secretarias de Ciência e Tecnologia", ressaltou o ministro Sergio Rezende.

        Segundo ele, existe ainda um aumento de recursos provenientes do MCT, principalmente do Fundo Nacional de Ciência e Tecnologia (FNDCT), o que tem permitido ampliar a articulação de parcerias entre os ministérios e os governos estaduais.

        Participaram da reunião os reitores: Alcibiades Luiz Orlando, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Antonio Heronaldo de Sousa, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Carlos Alberto Callegaro, da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), Carlos Fernando de Araújo Calado, da Universidade de Pernambuco (UPE), Décio Sperandio, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Luiz Antônio Arantes, da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Marília Brasil Xavier, da Universidade do Estado do Pará (Uepa), Victor Hugo Zanette, da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro).

     

    Reitores presentes ao encontro com o Ministro da Ciência e Tecnologia.

     

    Mesa formada pelos participantes do encontro.

     

    Ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Machado Rezende e o Presidente da ABRUEM, Reitor João Carlos Gomes.