Universidade Laval propõe parceria com Uneal.

         Reconhecida como uma das melhores instituições de ensino do Canadá, a Universidade de Laval pretende firmar parcerias com a Universidade Estadual de Alagoas (Uneal).

     

         Durante visita técnica a órgãos públicos e empresas do Canadá, o reitor Dacio Brito juntamente com integrantes da delegação de Alagoas e de Sergipe foram recebidos por representantes da Universidade Laval e, também, por diretores do Centro de Pesquisa da Faculdade de Agricultura e Alimentação daquele país.

     

         Na oportunidade, o reitor da Universidade Laval disse que o Brasil está entre os quatro países prioritários para universidade, na realização de parcerias, principalmente para desenvolvimento de pesquisa com universidades.

     

         A Universidade de Laval é conhecida como uma das melhores do Canadá, com 38 mil estudantes, dos quais quatro mil são estrangeiros, 3.191 professores e 600 acordos internacionais. A instituição também possui uma entidade de pesquisa, a NSERC, composta por 22 grupos de pesquisa com cerca de 70 professores, preocupados principalmente com o desenvolvimento do agronegócio.

     

     

    Agricultura

     

         O gestor Rodrigue Martin, responsável pela cadeia do leite do Ministério da Agricultura, Pesca e Alimentação, apresentou para os integrantes da delegação de Alagoas e Sergipe, a estrutura do Ministério da Província do Quebec e, especialmente, da cadeia produtiva do leite no Canadá, com ênfase para a indústria de laticínios.

     

         Na apresentação, que contou com a participação do reitor da Uneal, Dacio Brito, Rodrigue Martin fez um relato dos programas de apoio ao setor e acerca da participação da Província e do governo do Canadá com consultoria, saúde animal, medicina preventiva, entre outros investimentos na cadeia produtiva do leite.

     

         Como parte dos programas já realizados, inclusive com a participação de instituições públicas, figura a obrigatoriedade da publicação de propaganda acerca do leite, incentivando o consumo do alimento pela população.

     

         Dacio Brito e demais integrantes da comitiva viajaram, no último dia 27, e permaneceram até o dia oito no Canadá, como parte de visita técnica para troca de experiências e busca por novas tecnologias, além de consolidar parcerias e convênios com o Canadá.

     

         Na programação da visita técnica foram mantidos encontros com autoridades e membros do Ministério da Agricultura e do Departamento de Relações Internacionais; visitas a empresas, laboratórios de pesquisas, parque tecnológico, ao Pólo Agroindustrial e Agro-alimentar de Québec, Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Montreal, Instituto de Tecnologia Agroalimentar de Quebec, Fazenda Comestar, Instituto de Nutracêuticos e Alimentos Funcionais da Faculdade de Agricultura e Alimentação da Universidade Laval.