Rádio Unimontes FM agora poderá ser acessada através da internet.

    A partir desta sexta-feira (12), a Rádio Unimontes FM (101,1) poderá ser acessada pela rede mundial de computadores (‘internet’), reforçando ainda mais os propósitos culturais, educacionais e sociais da Universidade Estadual de Montes Claros. O endereço eletrônico para acompanhar a programação completa é www.unimontes.br/radio.

     

    Esta ampliação dos trabalhos da emissora segue orientação do reitor da Unimontes, professor Paulo César Gonçalves de Almeida, ao destacá-la como um instrumento imprescindível na difusão das ações da comunidade acadêmica em todos os níveis, tornando-se referência no ensino superior. Desde sua primeira gestão, em 2003, a prioridade para a rádio tem sido “abrigar produções da própria Universidade”.

     

    Ainda conforme o reitor, a Rádio Unimontes passou por um processo normal de maturação, mas, desde o seu início, há seis anos, o foco principal definido foi de conciliar a música de qualidade, principalmente a MPB (Música Popular Brasileira), com a divulgação das ações de cultura e educação, com forte vertente voltada para a informação, o que inclui prioritariamente as produções acadêmicas.

     

    “Mais do que isso, a Rádio Unimontes valoriza a cultura regional, sendo espaço privilegiado para manifestações artísticas do Norte de Minas e das regiões de sua abrangência, através dos principais atores, músicos, folcloristas, poetas e cantores”, enfatiza o professor Paulo César de Almeida. Para ele, a implantação do acesso via ‘internet’, por conexão discada, banda larga ou outros métodos, vai permitir que as pessoas que estejam distantes da cidade ou fora do alcance do sinal da rádio, tenham condições de acompanhar a programação de qualquer lugar do mundo.

     

    Por sua vez, o diretor da emissora, jornalista Benedito de Paula Said, lembra que a Unimontes FM não tem qualquer cunho comercial, fator favorável à total liberdade para exposição da produção acadêmica e de temas voltados para professores, estudantes, servidores técnicos e administrativos.

     

    Um dos projetos que a emissora desenvolve é o “Memória”, que já conta com 35 depoimentos de pessoas que fizeram ou participaram da história de Montes Claros e do Norte de Minas. A Rádio Unimontes mantém convênio com as principais agências de rádio do Brasil, além da AMIRT, que gera o programa Café com Leite, que remete às raízes de Minas Gerais.