USP comemora seus 75 anos em grande estilo.

         A Universidade de São Paulo (USP) completou 75 anos de fundação no dia 25 de janeiro. Dia em que a cidade de São Paulo também aniversaria. Foram dois dias de eventos para celebrar a data. No domingo (25), houve a apresentação do Coral e da Orquestra Sinfônica da USP, sob a regência do maestro Júlio Medaglia, no Teatro Alfa. Entre outras peças apresentadas, os convidados ouviram a execução inédita do Hino da USP, criado recentemente pelo maestro e pelo poeta Paulo Bomfim.

         A exposição “USP em obras – A construção da cidade universitária” abriu a segunda parte da comemoração de aniversário, na segunda-feira (26), no hall de entrada do Memorial da América Latina. A exposição reuniu 60 obras do acervo da instituição, do período de 1952 a 1972. Uma sessão solene do Conselho Universitário no auditório Simon Bolívar do Memorial homenageou ex-alunos e professores que ajudaram a construir a história da Universidade. Também foram lançados pelos Correios, o selo e o carimbo comemorativos, alusivos aos 75 da USP.

         De acordo com a reitora Suely Vilela, a USP comemorou seu Jubileu de Diamante com uma programação voltada para o resgate da história da universidade e para dar visibilidade aos trabalhos que a instituição desenvolve ao longo dos anos. Um esforço em conjunto com a comunidade que propiciou o reconhecimento da USP no cenário nacional e internacional.
    Na busca pela excelência, a USP ocupa um lugar privilegiado no ranking mundial.  Na avaliação das 500 melhores instituições de ensino e pesquisa realizada pelo Council of Taiwan, a USP ficou na 94ª posição. Entre as universidades latino-americanas ocupa a primeira posição do ranking.

         O evento comemorativo incluiu os sete campis da universidade (São Paulo, Piracicaba, Bauru, Ribeirão Preto, Lorena, São Carlos e Pirassununga). Várias personalidades representativas da comunidade e autoridades,  estiveram presentes na solenidade, entre elas estavam o Ministro da Educação Fernando Haddad, o governador de São Paulo José Serra, o prefeito da cidade de São Paulo, Gilberto Kassab e o presidente da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais, João Carlos Gomes. A USP é uma das 47 afiliadas da ABRUEM e oferta 234 cursos de graduação em 40 unidades para aproximadamente 54 mil alunos.