Lançamento do II Colóquio Internacional em Educação reúne mais de 2 mil professores na Unoesc em Joaçaba.

         A Unoesc realiza, na próxima terça-feira (10), no Centro de Eventos da Unoesc Campus de Joaçaba, a primeira etapa do II Colóquio Internacional em Educação e VIII Seminário Regional em Educação. O evento marca o lançamento do Colóquio, em 2009, abordando aspectos das relações interpessoais e sua interface com a docência. Mais de 2 mil professores das redes particular e pública de ensino já confirmaram presença no evento.

         Pela manhã, a Dr. Lúcia Hardt, da Ufsc, vai debater sobre “Os fios que tecem a docência”. No período da tarde, o Dr. Carlos França, da Unicamp, explana sobre o tema “Pedagogia do Afeto”.  De acordo com a coordenadora do Colóquio, professora Ortenila Sopelsa, do Programa do Mestrado em Educação da Unoesc, o evento de atende a uma solicitação das prefeituras municipais da região da Ammoc e da 7ª Gerência de Educação, Ciência e Tecnologia (Gered) e será uma prévia do evento principal, que acontece nos dias 29, 30 e 31 de julho.

     

         II COLÓQUIO - Em 2009, o II Colóquio Internacional em Educação estreita relações com as universidades de Portugal, Espanha, Argentina e Chile na área do ensino, pesquisa e extensão, trazendo como tema central “Currículo, diversidade e políticas públicas. Os eixos temáticos contemplam os mais diversos interesses integrando as atividades da graduação e pós-graduação na área da educação, além das instâncias das redes municipal, estadual, federal e particular nos diferentes níveis de ensino.

         “O objetivo é oportunizar um espaço de trocas de experiências, de intercâmbio de resultados de pesquisas, de indagações, contestações e apresentação dos avanços de estudos realizados nos contextos regional, nacional e internacional”, comenta a coordenadora.

         O II Colóquio reúne, novamente em Joaçaba, profissionais da educação renomados mundialmente, entre eles António Nóvoa (Portugal), Juana M. Sancho (Espanha), Emílio T. Fanfani (Unesco/Argentina), Mário S. Cortella (USP/SP), Menga Lüdke (PUC/RJ) e Vasco Moretto (Brasília/DF). A realização desta segunda edição consolida o evento como um dos mais importantes da área da educação no Sul do Brasil.

         “É sabido que a Missão da Unoesc volta-se ao compromisso com o desenvolvimento regional. Tal desenvolvimento tanto influencia quanto é influenciado pelas questões nacionais e mundiais. O caráter internacional do evento deve-se à questão da universalidade do conhecimento e do relevante papel das universidades na formação de cidadãos com competências globais. A Unoesc cumpre com o seu papel de proporcionar a formação continuada aos docentes nos diferentes níveis de ensino”, observa a professora Ortenila.