Unoesc recebe credenciamento para ensino a distância.

    Sessão Plenária de análise do processo aconteceu em Brasília no dia 29 de janeiro.

         A Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) recebeu, no dia 29 de janeiro, do Conselho Nacional de Educação, o parecer de credenciamento para oferta de cursos na modalidade a distância. Os quatro pólos da Instituição - Joaçaba, Videira, Xanxerê e São Miguel do Oeste - foram credenciados. A partir do primeiro semestre de 2009, iniciam-se as inscrições para os primeiros cursos de graduação, Pós-graduação e extensão nesta modalidade, tendo seu início previsto para o segundo semestre deste ano.


          O credenciamento passou pela última instância de análise do processo no Conselho Nacional de Educação (CNE). A Unoesc aguarda, ainda, a publicação do parecer no Diário Oficial. E após o reconhecimento do primeiro curso – Tecnologia em Marketing - a Instituição ampliará a oferta de cursos nesta modalidade em outros pólos, distribuídos em várias regiões.


          CREDENCIAMENTO - Segundo o Coordenador Geral do EAD da Unoesc, professor Célio Alves de Oliveira, o credenciamento na modalidade a distância representa um passo significativo para a Unoesc, uma vez que a instituição conseguiu avançar no processo rapidamente, considerando as exigências do MEC a partir da publicação da Portaria n. 40 que regulamenta no país, a criação e oferta de cursos a distância.


         “A Unoesc conquista seu credenciamento na modalidade a distância num momento em que o Ministério da Educação realiza um processo de triagem muito mais rigoroso, com a publicação da Portaria nº 40, de dezembro de 2007, que passou a regulamentar o Ensino a Distância no país. Fato que demonstra a seriedade com que a instituição vem conduzindo o processo de implantação dessa modalidade de ensino”, destaca o coordenador.


          O Reitor da Unoesc, professor Aristides Cimadon, explica que a Unoesc vai oferecer, gradativamente, uma educação diferenciada que oportunize o aprimoramento profissional, com base em novas tecnologias e práticas pedagógicas que estejam em sintonia com os processos de comunicação, colaboração e cooperação, ou seja, uma proposta interativa de educação.


          O objetivo, segundo ele, é potencializar e diversificar as oportunidades de ensino da Instituição, pautadas na excelência da qualidade, por meio da introdução de metodologias inovadoras. “Esse é um compromisso, manifestado na Missão da Universidade – formar pessoas e produzir conhecimento –, voltado à superação do isolamento e da marginalização a partir da ampliação das condições de acesso ao ensino superior.”


          HISTÓRICO - O processo de inserção da EAD na Unoesc iniciou em 2000, com a criação de um grupo de estudos. Em 2002 foram criados os núcleos de Educação a Distância em todos os campi da Instituição, com a finalidade de aprimorar o processo de ensino-aprendizagem, tanto na modalidade presencial quanto a distância, e qualificar professores.  A EAD consolida-se na Unoesc em 2006 com a implantação da Unoesc Virtual.


          Após o pedido de credenciamento, a Instituição recebeu, em dezembro de 2007, as comissões de verificação in loco para avaliar a organização institucional, a equipe de apoio administrativo e pedagógico, a infra-estrutura física disponível e o projeto pedagógico do primeiro curso de graduação a ser oferecido na modalidade a distância – Tecnologia em Marketing. Em outubro  de 2008, a Unoesc recebeu o parecer de recomendação favorável para o EAD e, em janeiro de 2009, o parecer de credenciamento.


          EAD - A Educação a Distância é uma modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica do processo de ensino-aprendizagem ocorre com a utilização de diferentes meios e tecnologias de informação e comunicação. Nessa modalidade, a flexibilidade e facilidade em definir os locais e horários mais oportunos para estudar estimulam o aluno a desenvolver sua auto-aprendizagem e lhe permitem maior interação com seu processo de formação.

     

    Plenário C.N.E.