Assentados do interior de Goiás recebem acadêmicos da Unoesc.

    Participam da operação mais de 180 instituições envolvendo cerca de 1300 voluntários

         Os representantes da Unoesc no Projeto Rondon – Operação Centro Oeste - visitaram esta semana o assentamento localizado no interior do município de Alto Paraíso de Goiás. No local, há 120 famílias assentadas. Apesar da conquista da terra, os moradores não possuem condições adequadas para a boa utilização da lavoura. Entre as principais dificuldades está a falta de conhecimento dos assentados e ausência de assistência técnica. A equipe da Unoesc repassou a eles noções de cidadania e também de desenvolvimento sustentável.

         Para o professor coordenador da equipe da Unoesc, Dirceu Scaratti, “as atividades de extensão desenvolvidas são uma oportunidade única de inclusão social dos acadêmicos em contextos socioambientais e culturais variados. Nestes ambientes, os alunos atuam como atores na indução de mudanças associadas ao conhecimento construído em seus respectivos cursos de graduação.”

         A Operação Centro Norte iniciou oficialmente no último sábado (24), em Brasília, numa cerimônia presidida pelo Ministro da Defesa, Nelson Jobim. A delegação da Unoesc é formada por seis acadêmicos e dois professores. Ao todo, participam desta operação mais de 180 instituições, envolvendo cerca de 1300 voluntários. A Operação Centro Norte beneficia aproximadamente 90 municípios dos Estados de Goiás, Pará, Amazonas e Roraima.  

         Cada município beneficiado nesta operação recebeu a visita de duas equipes formadas, na sua maioria, por instituições de Estados distintos. Em Alto Paraíso de Goiás, cidade localizada à 230 Km ao norte de Brasília, além da presença da equipe da Unoesc, há também um grupo da Unimontes, de Minas Gerais. Entre as oficinas ministradas, tanto em comunidades do interior como da cidade, estão: Meio Ambiente e Cidadania; Rádio e Imagem; Saneamento Básico, Água e Esgoto; Gestão Educacional – Ensino Fundamental; Informática Básica para professores; Organização de Eventos e Turismo Sustentável; Teatro; Oficina de Leitura e Produção de Texto, entre outras. 

         Integram a equipe da Unoesc os professores Dirceu Scaratti do Curso de Engenharia Sanitária Ambiental de Videira e o professor Alceu Cericatto do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental de São Miguel do Oeste. Já os seis acadêmicos são: Luis Carlos Becker do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas; Graziele Izabel Lima do curso de Direito; Adenor Miotto do curso de Tegnologia em Gestão do Turismo; Chalana Pazini do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental; Alessandro Antônio dos Santos do curso de Agronomia; e Eduardo Cristófoli do curso de Jornalismo.