CREA de Santa Catarina homenageia egressos da Unisul.

         As arquitetas Gabriela Willemann e Rafaela Beckhauser ficam em segundo lugar em concurso que escolheu o anteprojeto para a nova sede

         O Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Santa Catarina (CREA) homenageou no último dia 5, a empresa Forma e Verde Ltda pela conquista do 1º lugar e as arquitetas Rafaela Beckhauser e Gabriela Willemann Siviero Máximo, ex-alunas do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unisul, que obtiveram o 2º lugar, no concurso que selecionou o projeto arquitetônico de ampliação da sede em Florianópolis. Com a colocação, Rafaela e Gabriela receberam menção honrosa e o prêmio de 5 mil reais pela participação.

         Rafaela Beckhauser é arquiteta da Associação dos Municípios da Região de Laguna (Amurel). Formada há um ano pela Unisul, se dedica a projetos arquitetônicos em obras públicas como postos de saúde, ginásios e creches. Segundo Rafaela, há diferenças pontuais entre projetos privados e públicos. “Num projeto público prazos e custos são outros. A propósito, quanto menor o custo, melhor. No entanto, jamais podemos deixar de respeitar outros elementos como conforto e estética”, relata. Quanto ao concurso, independente do resultado, Rafaela afirma que foi uma oportunidade de aprender: “Foi uma chance de experimentar. Algo além da arquitetura residencial no qual estamos acostumadas”.

         Já Gabriela Willemann é egressa da Unisul há quatro anos. É arquiteta autônoma e se dedica a projetos em 3D de residenciais e interiores em Tubarão, Criciúma e Florianópolis. A arquiteta, assim como a colega Rafaela, participou pela primeira vez de um concurso público e gostou, não só do resultado, mas do produto apresentado ao CREA. “Tivemos a chance de apresentar o que aprendemos na faculdade e mostrar do que somos capazes. O resultado aguça nossa vontade para prosseguir com estas oportunidades”, conta.

        Foram 30 dias de muito estudo, layouts e dedicação para atender aos oito requisitos do anteprojeto do CREA, dentre eles maquete eletrônica, conforto ambiental, custos e estética.

        A nova sede do CREA-SC terá auditório para 250 pessoas e atenderá a necessidade de espaço dos empregados, conselheiros, diretores e usuários dos serviços. A previsão de entrega da obra é até dezembro de 2011.