Trabalhos científicos em destaque na exposição de orquídeas.

    Neste sábado (14), será realizada na praça de eventos do Montes Claros Shopping Center, a VIII Exposição de Orquídeas do Norte de Minas, uma iniciativa da Sociedade Orquidófila Norte-mineira (SONM), em parceria com a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). O evento, que prosseguirá até o domingo, também terá uma programação voltada à divulgação de pesquisas, com a II Mostra Científica de Orquídeas, na qual serão apresentados sete trabalhos em pôsteres elaborados por professores, acadêmicos, orquidófilos e convidados.

     

    De acordo com a professora Luísa Rossi Barbosa, um dos objetivos das duas promoções é incentivar acadêmicos, principalmente do curso de Biologia, a desenvolverem trabalhos de pesquisa sobre o cultivo das orquídeas e a produção de sementes da planta em laboratório, visando posteriormente sua reintegração em praças e parques ecológicos de Montes Claros e nas matas da região.

     

    Nesta exposição, serão reunidas mais de 400 espécies de orquídeas. Os visitantes receberão orientações sobre o cultivo – desde a germinação de mudas em laboratórios. Também será destacado o trabalho desenvolvido no Norte de Minas com o propósito de preservar as orquídeas e, ainda, o combate ao comércio ilegal de espécies nativas.

     

    TRABALHOS CIENTÍFICOS – Durante a mostra científica serão apresentados os seguintes trabalhos: “Avaliação da germinação de sementes de orquídeas por meio de micropropagação in vitro” - Valeska Lorena Fagundes Pereira, Otávio Martins da Rocha e Guilherme Victor Nippes Pereira; “Estudo de campo da espécie Sophronitella violacea (Lindl.) Schltr. em matas de galerias da região de Diamantina” –  Euler da Luz Fernandes Menezes; “Estudo comparado da morfologia externa de duas espécies da Família Orquidaceae, Maxillaria heterophylla Hoehne e Maxillaria rufescens Lindl.” e “Estudo taxonômico da Maxillaria leucamaita (Orquidaceae)” -Sara Anizelli Manganotti Souza.

     

    Também serão apresentados os pôsteres sobre a “Relação da decomposição do substrato xaxim (Dicksonia sellowiana) e a infestação de Armadillidium vulgare (tatuzinho-de-jardim) no cultivo doméstico de orquídeas” - Haroldo Neves de Paiva e Paula Cristina Pelli Paiva; “Uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI) durante a aplicação de defensivos por orquidófilos da Sociedade Orquidófila Norte - mineira” - Paula Cristina Pelli Paiva; “Variedades da Cohniella jonesiana Rchb. f. (ex - Oncidium jonesianum Rchb. f.)”, Luiza Augusta Rossi Barbosa.

     

    Especie Brassolaeliocattleya Taiwan Queen

     

    Especie Brassolaeliocattleya Lin Phelps

     

    Especie Brassolaeliocattleya Memoria John Odom Carmela